A Fazenda Flor da Serra, localizada em Limoeiro do Norte/CE, sertão cearense, se destaca pela produção de leite, agricultura irrigada para produção de silagem de milho e de sorgo, bem como, pela produção de soja em grãos. Ela pertence ao grupo Girão Agronegócios S/A que tem como foco primordial a produção leiteira.

 

Fazenda Flor da SerraAnimais no pastejo da Fazenda Flor da Serra, em Limoeiro do Norte/CE

O mote da propriedade, que possui uma história de muita superação e conquistas no setor, é: “produzir leite com paixão e cuidado para você”. A história da família Girão começou na década de 40 e passou por várias gerações à frente do negócio, sendo um grande exemplo quando se pensa em questões gerenciais e estratégias para lidar com a escassez de água na região.

A produção de leite da fazenda ocorre em sistemas de pastejo rotacionado irrigado e compost barn, chegando a produção diária histórica de 30 mil litros/leite/dia. Hoje, o plantel se encontra 70% em pastejo e 30% em compost barn. Há, no entanto, um propósito de fazer a transição completa para o confinamento já que - de acordo com Victor Raphaell, CEO da Fazenda Flor da Serra - em apenas seis meses de implantado, os animais no compost dobraram a produtividade de leite em relação ao pasto e apresentam diversas melhorias técnicas relacionadas ao bem-estar oferecido.

Animais no pastejo da Fazenda Flor da Serra, em Limoeiro do Norte/CE

“O objetivo principal para a implementação do compost foi proporcionar melhor conforto para os animais, maior eficiência na produção de leite - bem como - maior disponibilidade de adubo orgânico para o uso nas lavouras, isso, contando com o auxílio de uma instalação destinada ao tratamento de dejetos. Assim, os líquidos gerados são incorporados diretamente nos pivôs de irrigação e os sólidos distribuídos através de trator”, disse ele.

Atualmente, a Flor da Serra ocupa a 47ª posição no ranking Top 100, levantamento dos 100 maiores produtores de leite do Brasil realizado pelo MilkPoint. A produção média durante o ano de 2022 foi de aproximadamente 21.802 litros/leite/dia, com aproximadamente 1.180 vacas em lactação. O rebanho é predominantemente composto por animais da raça Girolando, com 850 matrizes em lactação no pasto irrigado, e 330 matrizes no compost barn.

Pasto irrigado na Fazenda Flor da Serra 

Conforto do rebanho: uma das prioridades da Flor da Serra

Para Victor, há uma intensa busca por melhorias relacionadas ao bem-estar dos animais com a implantação de estruturas cobertas, camas de maravalha, aspersão para banho, ventiladores para secar as camas e geração de conforto térmico para os animais. Com o olhar atento para as tecnologias que auxiliam o campo, as vacas usam colares com sensores 24 horas por dia para a coleta de informações relacionadas ao cio, dieta, atividades, ócio, ofegação, ruminação, dentre outros, onde diversos pontos positivos foram notados como:

- diminuição do estresse térmico;
aumento na produção de leite;
- melhoria no desempenho reprodutivo e sanitário dos animais;
- melhor qualidade do leite produzido e consequente agregação de valor do mesmo.

A Flor da Serra entrega toda a sua produção para o laticínio Alvoar Lácteos, resultado da fusão entre Betânia e Embaré e que se configura como o quinto maior laticínio do País. A fazenda se orgulha em poder contribuir com a indústria na fabricação de um portfólio que possui mais de 200 produtos, capacidade produtiva de 4,8 milhões de litros de leite/dia e captação que abrange mais de 6,5 mil famílias produtoras de leite e 12 cooperativas.

compost barnAnimais no compost barn da Fazenda Flor da Serra

Ideagri, braço direito da Flor da Serra

A gestão zootécnica da fazenda é inteiramente realizada pelo Ideagri, sistema de gestão que – pelas falas do próprio Victor - orienta todas as atividades desempenhadas pela equipe no campo. “Com o Ideagri, da Rúmina, realizamos controles de inventário dos animais desde os nascimentos, evoluções, mortes e vendas. Além disso, manejos produtivos, reprodutivos e sanitários, bem como acompanhamento dos pesos, dentre outras atividades, também são registradas e analisadas”.

Para ele, um dos grandes benefícios e diferenciais do sistema são os relatórios criados que permitem a análise de desempenho das atividades, dos colaboradores e animais, sempre em busca de maior eficiência dos processos.

Ainda sobre os colaboradores, são diversas as buscas por melhorias nas condições de trabalho da equipe, priorizando salários condizentes com os praticados pelo mercado. Além disso, é oferecido alimentação, moradia, cesta básica (inclusive, contendo o leite UHT Betânia), EPI's (equipamentos de proteção individual), treinamentos regulares e melhorias constantes nas instalações de trabalho.

“É sabido que a atividade leiteira é complexa, principalmente devido aos desafios enfrentados quando pensamos em custos de produção, por isso, a gestão da produtividade das propriedades rurais e a exploração dos números - tanto no leite como em outras frentes - são extremamente impactantes para o sucesso do negócio. Desta forma, se faz necessário ajustes contínuos nos processos da porteira para dentro. Realizar as atividades, hoje, melhor do que ontem, tem sido o principal objetivo da Fazenda Flor da Serra, finalizou Victor. 

Vale a pena ler também: 

Leitíssimo: uma joia no oeste baiano 

Autora do artigo: 

Raquel Maria Cury Rodrigues, Zootecnista e Redatora da Rúmina.