Trabalhar com dados para guiar as tomadas de decisão é um forte hábito da Agropecuária Palma, a 44ª maior fazenda leiteira do Brasil segundo o Top 100. E para auxiliar nesse processo, o Ideagri é o sistema de gestão utilizado. 

É impossível pensar em melhoramento genético das raças Gir, Gir Leiteiro, Girolando e Holandês sem se lembrar da Agropecuária Palma. Fundada em 1964 em Luziânia/GO, a propriedade, que realiza o ciclo completo, carrega junto a si grandes nomes da genética leiteira, o que faz com que seus animais sejam diferenciados. 

Também tendo em sua essência a busca constante por produtividade a Agropecuária Palma se consolida na 44ª posição no último ranking Top 100 realizado pelo MilkPoint. Em 2022, alcançou uma média diária de 22 mil litros. 

 

Weslianne Roriz Neuls, Diretora da Agropecuária Palma, que atua na gestão da fazenda e é a terceira geração à frente do negócio, em entrevista exclusiva ao Ideagri, comentou que eles possuem um laticínio próprio dentro da fazenda, o que segundo Weslliane, passou a agregar ainda mais valor para a matéria-prima produzida


O principal destino para os produtos próprios, que levam o nome de Palma, é Brasília, além de outros mercados regionais e nacionais. São vários os derivados lácteos produzidos: manteiga, doce de leite, queijo tipo cottage, coalhada, creme de leite pasteurizado, queijo prato, queijo minas frescal, queijo minas padrão, ricota fresca e bebida láctea fermentada. Há também uma linha zero lactose para quem possui intolerância à lactose, a Zero Lac. 


“Neste ano de 2023 alcançamos a média de 27 mil litros/dia com 950 vacas em lactação em dois sistemas de produção, free stall e pastejo rotacionado com pivô. As vacas são ordenhadas duas vezes ao dia e produzem um leite de excelente composição.Tudo o que os animais consomem, como milho, feno e soja, são produzidos na própria fazenda. Vale destacar que nosso free stall foi instalado há mais de 25 anos, um projeto pioneiro naquela época e com o principal objetivo de tecnificar a produção. Já o pivô é um sistema de produção mais novo e foi instalado há oito anos. Escolhemos-o para manter o gado Girolando em um sistema tropical de alta tecnologia”, comentou Weslliane, que está há mais de 20 anos à frente da gestão do negócio. 


Dados de qualidade: a chave do sucesso da Agropecuária Palma

E, para auxiliar a Agropecuária Palma a uma gestão cada vez mais eficiente, o Ideagri foi a solução escolhida para ser aliada em todas as etapas produtivas. Para Weslliane, de nada adianta ter o dado em mãos e não saber quais decisões tomar a partir deles. 

“Para evoluirmos, precisamos de dados eficientes. Tendo o Ideagri como braço direito, fomos sentindo cada vez mais a necessidade de trabalhar com bons dados e para isso, o primeiro passo foi a curadoria nos lançamentos ao sistema. Essa etapa sempre foi feita com muita responsabilidade, afinal, direcionamos todo o nosso trabalho a partir disso. Assim, posso dizer com segurança, que hoje o Ideagri é fundamental e estratégico para nós”. 

Ela ainda reforçou que a fazenda montou o B.I.A (Business Impact Analysis), técnica essencial para a gestão de riscos e para a continuidade dos negócios de uma organização, auxiliados pela experiência proporcionada pelo Ideagri. “Sem o Ideagri esse grande passo não seria possível. Levamos essa questão tão a sério que atualmente delegamos uma pessoa da equipe apenas para a realizar os lançamentos. A entrega do Ideagri é bastante consistente o que nos deixa seguros sobre quais rumos tomar em diversos momentos”, completou.  

Sobre temas em alta como  sustentabilidade, bem-estar animal e gestão da mão de obra, Weslliane diz que já trabalham com a coleta dos resíduos do free stall há bastante tempo; colocam em prática tudo o que existe de mais atual a fim de melhorar o conforto do plantel e realizam treinamentos constantes aos líderes e colaboradores. “Prezamos para que o nosso time se desenvolva profissionalmente já que acreditamos que, se melhorarem a atuação profissional, a fazenda obterá melhores alcances. E, sem dúvidas, colhemos os bons frutos de uma equipe cada vez mais capacitada”. 


Fazenda “viciada” em qualidade do leite

Fanáticos pela qualidade do leite produzido, a Agropecuária Palma pontua que a busca incessante pela mesma já é cultural da fazenda e está impregnada em toda a equipe. “Faz parte do nosso dia a dia, ainda mais sendo verticalizados, a produção de uma matéria-prima com primor e excelente qualidade. Todo o leite é bombeado por uma tubulação metálica até os tanques de pasteurização. O processo é automático e sem contato manual, o que garante uma qualidade impecável”. 

 


Para momentos desafiadores: redução de custos e aumento da produtividade 

Questionada sobre os desafios atuais do mercado de leite, Weslliane aposta que eles partem da porteira para dentro, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Esta última, pode estar refletida tanto no ganho de peso de uma bezerra e volume de leite produzido pelas vacas como em ganhos de produtividade e qualidade da silagem, por exemplo. 

Ainda sobre custos, Danilo Queiroz Cassimiro, Médico Veterinário da Agropecuária Palma, salientou a importância do uso da cultura microbiológica na fazenda para detectar quais os patógenos que estão sendo responsáveis pelas causas da mastite. “Com o uso da OnFarm, conseguimos reduzir custos com antibióticos e descarte de leite já que a grande maioria dos casos não necessitaram de  tratamento. E, quando o animal precisa ser tratado, conseguimos direcionar o tratamento de forma mais certeira”, pontuou Danilo. 

E para finalizar, Weslliane concluiu: “Ao meu ver, para a produção leiteira não tem mistério. É produzir bem e reduzir custos”.

É por meio das soluções da Rúmina, tanto Ideagri como OnFarm, que a Agropecuária Palma consegue atingir, dia após dia, uma produção eficiente, sustentável e com foco na pecuária do futuro. Vale destacar que neste mês de novembro o Ideagri comemora 16 anos de vida e junto a essa celebração a campanha "Orgulho de ser brasileiro, quem entende de leite para quem merece o melhor". Conheça mais a Rúmina para alavancar o seu negócio, inclusive, em momentos desafiadores. 

Autora do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, Zootecnista e Redatora da Rúmina.