O Ideagri, sistema de gestão para produtores de leite da Rúmina, subiu muitos degraus ao longo do tempo e conquistou inúmeros (e importantes!) espaços em seus 16 anos de existência. E somos convictos em afirmar que nada disso seria possível sem a participação dos seus colaboradores, afinal, eles desempenham um papel fundamental na eficiência e sucesso do negócio. 

O time Ideagri é responsável por garantir que toda a operação funcione sem grandes percalços. E todas as etapas são estrategicamente pensadas nos mínimos detalhes: desde o desenvolvimento e manutenção do software até o suporte técnico aos clientes. 

Sem a equipe Ideagri, a solução não seria capaz de oferecer um serviço de extrema qualidade aos produtores de leite e recheada de detalhes, estes, que fazem com que a ferramenta seja única, personalizada e com vários diferenciais. Não é à toa que o Ideagri está presente em mais de 6 mil fazendas e é líder de mercado das fazendas de leite brasileiras

E, no embalo do aniversário de 16 anos do Ideagri, este material tem como principal objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de parte da equipe, afinal, sem dúvidas, eles são fundamentais para o crescimento e prosperidade do setor pecuário leiteiro brasileiro: seja trabalhando nos bastidores, seja atendendo os clientes no campo. 

Para Fábio Teixeira, CTO & Co-Founder do Ideagri, resumir o que é trabalhar no Ideagri é uma tarefa um tanto quanto árdua, não pela natureza da pergunta em si, mas pelo tamanho da responsabilidade e pelo peso histórico que essas palavras representam. “Estou no Ideagri desde antes de seu lançamento no mercado. O sistema era muito, muito menor, tanto em quantidade de funcionalidades quanto em número de usuários. Desde que comecei a trabalhar neste projeto, como estagiário, segui o caminho que formou o profissional que sou hoje. Visando mudar a vida do produtor na ponta da cadeia, sempre buscamos nos reinventar em todos os momentos e desenvolver funcionalidades que facilitem a coleta, o tratamento e a interpretação de dados e índices para os produtores rurais”. 

Fábio Teixeira, CTO & Co-Founder do Ideagri

Fábio atuou no suporte técnico, no treinamento de novos clientes e no desenvolvimento da ferramenta. “O time cresceu, mais pessoas chegaram e, com elas, muitos novos desafios. Relembrar essa jornada é como olhar pra trás no retrovisor da minha própria vida, afinal de contas, já são 16 anos de estrada. O Ideagri é para mim hoje como um filho, já crescido, que saiu de casa e segue seu próprio caminho fazendo a diferença por onde passa. Tenho muito orgulho de participar da história desse projeto que, com certeza, mudou o cenário da tecnologia aplicada à pecuária de leite no Brasil”. 

Quem também se sente extremamente grato por ter sido convidado a trabalhar no Ideagri é Marcelo Lisboa Ferreira Filho, Head do Ideagri. “Desde os primeiros dias em que me juntei à equipe, ficou clara a paixão de todos pelo produto que desenvolvemos, bem como a atenção extrema aos detalhes. O Ideagri não é qualquer software de gestão. Ele foi meticulosamente pensado e aperfeiçoado ao longo dos anos para ser não apenas a solução mais completa de gestão da fazenda, mas também a mais correta tecnicamente. É um produto em que nossos clientes podem confiar de olhos fechados”, disse ele. 


Marcelo Lisboa Ferreira Filho, Head do Ideagri

Para Marcelo, o enorme cuidado com os clientes também é um ponto de destaque. “Queremos e vamos nos aproximar ainda mais deles, seja para oferecer suporte em relação ao uso do Ideagri, seja para aprendermos e evoluirmos juntos. Nossa principal motivação é ajudar os produtores de hoje a se transformarem nos produtores de amanhã, tomando melhores decisões no dia a dia através do uso da tecnologia. Essa é a força que nos move. E que venham mais décadas e décadas pela frente!”, completou. 

Karen Braga, Analista Financeira do Ideagri, diz acordar todos os dias com a certeza de que a empresa está no caminho certo, pois olha para trás e vê o quanto aprendeu e cresceu ao lado dela. “Dos 16 anos do Ideagri, participei de 15. Como o tempo voou! Entrei uma menina, início de carreira, e nessa jornada, junto ao Ideagri, me transformei diversas vezes, como profissional e como pessoa. Fiz graduação, me tornei mãe e mulher. Vi o ideagri engatinhar, os clientes chegando aos poucos, e aumentando o trabalho, controles e relatórios. Como é gratificante ver a transformação que o Ideagri realiza na pecuária do Brasil. Trabalhar com o Ideagri é extremamente motivante, pois temos o propósito de evoluir vidas e alimentar o mundo. Isso é com certeza uma grande honra!”. 


Karen Braga, Analista Financeira do Ideagri

Wilton Santos, da equipe de CS do Ideagri, conheceu a solução em meados de 2014 na sua cidade natal, Bom Despacho/MG, trabalhando na Fazenda Gurita. Segundo ele, foi uma época maravilhosa e - através da ferramenta - (que ele faz questão de ressaltar que a considera fantástica!) e do apoio de diversos profissionais extraordinários, conseguiu se desenvolver no segmento e aplicar a sua profissão de formação: Administração no Agronegócio. 


Wilton Santos, da equipe de CS do Ideagri

“Em 2019 passei a integrar a empresa e apoiar na capacitação dos inúmeros profissionais que buscavam ter um bom sistema de gestão que proporcionasse tomadas de decisões confiáveis e fundamentadas em números reais do seu negócio. Desde então, venho atuando cada vez mais acreditando no poder da capacitação e do profissionalismo que a nossa ferramenta pode proporcionar não só à pecuária leiteira, mas ao agronegócio brasileiro como um todo. Mais do que nunca tenho total certeza que o Ideagri é a principal e melhor ferramenta de gestão do agronegócio brasileiro. Seja na fazenda de 1000 litros ou na de 10.000 litros, lá está o Ideagri para apoiar e desenvolver o produtor em seu cenário. Isso é fantástico”.  

Wilton cuida da experiência do cliente durante toda a jornada do mesmo e participa ativamente da implantação do sistema na fazenda com o apoio em importação dos dados para o início da utilização do sistema por meio de capacitações. “Com treinamentos personalizados, vamos desenvolvendo o usuário de acordo com o seu objetivo e com a sua rotina na fazenda. Seja com treinamentos virtuais ou presenciais, o que prevalece é o cliente no centro, por isso, estamos sempre cuidando e buscando sempre o melhor cenário de implantação e usabilidade para ele. Agora mais do que nunca, com soluções inovadoras que vão impulsionar negócios e desenvolver cada vez mais as pessoas e as empresas envolvidas, somos a Rúmina”. 

Para Rafaela Walteman, Product Owner do Ideagri, colaborar com a  solução é como operar a mais avançada máquina de inovação digital no setor pecuário. É a chance de estar presente nas maiores fazendas do Brasil, aprendendo com os gestores mais renomados e contribuindo para a otimização dos processos de gestão. 


Rafaela Walteman, Product Owner do Ideagri

“Como gerente de produto do Ideagri, meu papel consiste em liderar o desenvolvimento e aprimoramento do nosso software. Isso envolve a definição de estratégias, a orientação de equipes e o compromisso de entregar soluções de alta qualidade que atendam às necessidades de nossos clientes e impulsionem o crescimento da empresa”. 

Rafaela acrescentou que a sua formação em Zootecnia permitiu que ela compreendesse profundamente as necessidades dos clientes no dia a dia. “Sair do escritório e sujar as botas na fazenda para validar nossas soluções diretamente nas mãos dos usuários é o que realmente dá sentido ao nosso trabalho”, finalizou. 

E para fechar com chave de ouro, Mateus Vaz, Consultor Técnico do Ideagri, apontou que falar sobre o Ideagri é muito fácil. “São vários adjetivos que o caracterizam: completo, flexível, dinâmico e confiável, por exemplo, são alguns deles. O Ideagri é responsável por transformar a pecuária leiteira. E com 8 anos de casa, eu vi muitas evoluções, como: a chegada do aplicativo; a consolidação da Rúmina; o desmembramento do Ideagri para a pecuária de corte (o RúmiCorte); o lançamento do RúmiScore (o maior benchmarking independente da pecuária leiteira do mundo), entre outros importantes passos. O Ideagri foi e sempre será um ponto de partida para auxiliar a pecuária a ser mais eficiente e sustentável. Tenho muito orgulho de ser Rúmina e Ideagri”. 


Mateus Vaz, Consultor Técnico do Ideagri

E é nesse clima de comemoração e gratidão que o Ideagri se compromete a continuar evoluindo, crescendo e se desenvolvendo para - cada vez mais - atender com precisão as fazendas leiteiras brasileiras. Agradecemos a todos os colaboradores, clientes e parceiros que estiveram conosco em toda essa trajetória. Estamos juntos! 

Sobre o Ideagri

O Ideagri é o parceiro do produtor na gestão e controle da fazenda, incluindo desde informações zootécnicas até controle de custos e financeiro. O Ideagri é a empresa líder no Brasil em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite e faz parte do escopo de soluções da Rúmina. 

Autora do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela Unesp de Botucatu, especialista em Gestão da Produção pela Ufscar e Redatora na Rúmina.