Nesta dica, aprenda como utilizar o 'Painel gestor' para a criação da 'Agenda macro' e faça o gerenciamento das atividades da fazenda. Como a ferramenta permite a criação de tipos de atividade, é possível criar uma gama diversificada de acompanhamentos, como, por exemplo, tarefas referentes ao controle sanitário, a atividades de manutenção, a treinamentos, etc. As tarefas são exibidas na agenda de eventos e podem ser gerenciadas diretamente no painel gestor.
Para usufruir do recurso ilustraremos o passo-a-passo para algumas atividades sanitárias e de manutenções.
1. CONFIGURAÇÕES INICIAIS
1.1. SAFRA/ANO DE GESTÃO
1.2. TIPO
1.3. CONFIGURAÇÃO DO CENTRO DE CUSTOS
2. CADASTROS
2.1. TIPO DE ATIVIDADE
2.2. ATIVIDADE
2.3. PRODUTOS E SERVIÇOS
3. GERENCIAMENTO DA AGENDA
3.1.TAREFAS
3.2.AGENDA DE EVENTOS
3.3. PAINEL GESTOR
1. CONFIGURAÇÕES E CADASTROS INICIAIS
Para iniciar o trabalho é necessário realizar alguns cadastros e configurações iniciais na sequência ilustrada abaixo. Estes passos serão necessários apenas uma vez, no início dos trabalhos.
Acesse o Menu 'Agricultura' e clique em 'Safra'. Na janela aberta, clique em 'Incluir'. Na linha que surge, informe os dados, como ilustrado a seguir:
NOSSO EXEMPLO:
Perceba que, nesta dica, cadastramos um período mais longo, para que o processo não tenha que ser refeito ano a ano. Se preferir, cadastre cada ano individualmente, lembrando que as demais configurações (como a safra padrão no cadastro de centros de custos, deverão ser ajustadas nos anos seguinte, caso seja esta a opção escolhida).
Após preencher os dados, clique em 'Gravar'.
DICA:
No caso da utilização das rotinas para a agricultura, o cadastramento de safras deve ser feito de acordo com o período efetivo. Para mais detalhes do uso deste cadastro e das rotinas como um todo na agricultura, clique no link e acesse a dica: Gestão de projetos, manejos e tarefas :: a ferramenta que otimiza a execução de atividades.
Acesse o Menu 'Agricultura' e clique em 'Tipo de cultivo'. Na janela aberta, clique em 'Incluir'. Na linha que surge, informe os dados, como ilustrado a seguir:
Após preencher os dados, clique em 'Gravar'.
1.3. CONFIGURAÇÃO DO CENTRO DE CUSTOS
Acesse o Menu 'Cadastros' e clique em 'Centro de custos'. Clique em 'Filtrar' e selecione o centro de custos principal, clicando duas vezes na linha para abrir a ficha.
Na ficha do centro de custos, clique, na Área 'Dados da safra' no Botão ' + '. Na linha que surge, escolha em safra: 'Agenda macro' e selecione, em tipo de cultivo 'Agenda macro'.
Clique em 'Gravar'.
ATENÇÃO:
Não saia do cadastro ainda. Após gravar, selecione 'Agenda macro' em 'Safra padrão' e clique, novamente, em 'Gravar'.
Acesse o Menu 'Agricultura' e clique em 'Tipo de atividade'. Na janela aberta, clique em 'Incluir'. Na linha que surge, informe os dados, como ilustrado a seguir:
Clique em 'Gravar'.
Acesse o Menu 'Agricultura' e clique em 'Atividade'. Na janela aberta, clique em 'Incluir'. Na linha que surge, informe os dados, como ilustrado a seguir:
Repita o processo até que todas as atividades que se deseja controlar na agenda macro estejam cadastradas. Após incluir todas, clique em 'Gravar'.
NOSSO EXEMPLO:
Nesta dica, para ilustrar o funcionamento da rotina, simularemos o acompanhamento de atividades sanitárias e de manutenções da estrutura da fazenda.
Caso os produtos (por exemplo: vacinas, medicamentos) ou serviços (por exemplo: manutenção de cercas) já estejam cadastrados, não é necessário realizar esta etapa.
NOSSO EXEMPLO:
Aqui, ativaremos algumas vacinas (produtos pré-cadastrados no sistema) e cadastraremos os serviços 'Troca de pedilúvio' e 'Pintura da sala de ordenha'.
DICA RELACIONADA:
Conheça a biblioteca de produtos agronômicos e veterinários e facilite os lançamentos.
Acesse o Menu 'Cadastros' e clique em 'Produto e serviço'. Depois, clique em 'Incluir'.
Acesse o Menu 'Agricultura'e clique em ‘Projeto, manejo e tarefa’. Na tela que surge, clique em ‘Incluir’.
Na janela aberta, selecione o centro de custos e a safra e clique em ‘ + ’ para cadastrar as atividades da agenda macro. Na linha que surge, clique no campo ‘Manejo’ e clique em ‘...’.
Na tela que surge, informe o nome do manejo e o tipo de atividade principal e clique em ‘ + ’ para selecionar as tarefas. Em cada nova linha informe os dados das atividades:
DICA:
Para informações completas sobre o funcionamento da tela, acesse a dica: Gestão de projetos, manejos e tarefas :: a ferramenta que otimiza a execução de atividades.
Após incluir as tarefas, clique em ‘Retornar’.
Voltando à tela anterior, clique em ‘Gravar’.
Deste momento em diante, as tarefas programadas serão exibidas na ‘Agenda de eventos’ e poderão ser gerenciadas no ‘Painel gestor’.
DICA:
Para informações completas da agenda, acesse a dica: Saiba como utilizar a Agenda de Eventos e garanta a realização de atividades de diferentes tipos e objetivos.
No Painel Gestor, as tarefas são vistas na linha do tempo, como uma agenda macro. Como o painel é baseado no Diagrama de Gantt, é possível visualizar o avanço da execução das tarefas. As representações gráficas através de barras e cores viabilizam a rápida identificação do status das tarefas em relação às previsões do projeto (tarefa futura, solicitada, em andamento, atrasada, concluída no prazo, concluída em atraso e cancelada).
DICA:
Para mais informações sobre o painel, acesse a dica: Acompanhe as atividades do projeto no Painel Gestor, a agenda macro.
Para acessar o painel gestor: Menu ‘Agricultura’ – ‘Painel gestor’.
As tarefas podem ser concluídas diretamente do painel: