Começou a usar o sistema agora ou quer relembrar alguns detalhes fundamentais? A funcionalidade Primeiros passos foi criada justamente para isso. A ideia é lhe guiar por algumas ações no sistema - como lançamentos, edições, exclusões e gerações de relatórios - mostrando o caminho que deve ser seguido para realizá-las enquanto algumas informações importantes são ressaltadas. Quer saber como o processo funciona? Veja mais detalhes na dica abaixo!
O processo de primeiros passos é bem simples. Temos diversas etapas e futuramente teremos outras, mas a base do processo é a mesma. Abaixo, daremos mais detalhes sobre os principais componentes do procedimento.
1) Introdução
A funcionalidade Primeiros passos pode ser iniciada de duas formas:
a) Quando um banco de dados que foi criado após a implementação da funcionalidade de primeiros passos for aberto pela primeira vez, o guia será iniciado automaticamente;
b) Para usuários que já utilizavam o sistema antes do lançamento do guia, ele não será iniciado automaticamente. Porém, caso este usuário queira iniciar o guia, basta acessar o menu Utilitários e clicar na opção Primeiros passos. Ao fazer isso, o Dashboard da tela inicial será oculto até que o guia seja finalizado.
2) Barra de progresso
No topo da tela, temos uma barra que mostrará seu progresso atual. Ela será atualizada automaticamente sempre que você completar uma das etapas:
No final do guia, o Dashboard Ideagri será desbloqueado.
3) Instruções para a etapa atual
Logo abaixo da barra de progresso, teremos as instruções iniciais relacionadas à etapa em que você está atualmente. Essa seção mudará de acordo com a etapa. Algumas etapas tem mais de uma página de instruções. Nesses casos, basta clicar na seta logo abaixo da seção para mudar de página.
4) Etapas
Nesta seção serão exibidas tanto as etapas que já foram concluídas quanto a etapa atual. É possível pular etapas ou rever os passos de uma etapa que já foi concluída através de uma breve explicação do processo clicando no botão "?".
5) Sinalizações ao decorrer do guia
Em vários momentos durante o guia, vamos sinalizar o caminho para realizar determinada ação. Temos, principalmente, duas formas de fazer isso:
a) Mensagens
b) Sinalização com cores
Exemplo 1:
Exemplo 2:
O objetivo desses recursos é facilitar a execução das etapas do guia e lhe proporcionar uma melhor experiência.
6) Etapas disponíveis atualmente
Atualmente, temos 16 etapas no nosso guia, sendo elas:
- Primeiro contato: boas vindas, explicar a dinâmica do guia, etc.
- Primeiro passo: mostrar a lógica dos menus e os botões principais do sistema
- Segundo passo: cadastrar um animal
- Terceiro passo: lançar uma pesagem corporal (com explicações referentes à edição do lançamento)
- Quarto passo: cadastrar um medicamento (produto)
- Quinto passo: lançar uma aplicação (com explicações referentes à edição do lançamento)
- Sexto passo: consultar informações do animal (Resumo animal - F5)
- Sétimo passo: emitir relatório "Lista completa de animais vivos"
- Oitavo passo: emitir relatório "Estoque de rebanho"
- Nono passo: excluir a pesagem corporal lançada
- Décimo passo: excluir a aplicação lançada (opcional)
- Décimo primeiro passo: tela de configurações
- Décimo segundo passo: apresentar a tela de importação geral de dados
- Décimo terceiro passo: Mais Filtros
- Décimo quarto passo: detalhes adicionais (backups, acesso rápido, agenda de eventos)
- Conclusão: detalhes finais, próximos passos e liberação do Dashboard