Com o relatório 'Custo por animal', é possível visualizar os custos de alimentação, inseminação (sêmen), aplicação e protocolos IATF associados aos animais. Essa análise possibilita a avaliação detalhada dos custos da propriedade que estão relacionados aos animais e permite, também, a análise individual, para identificar possíveis animais que estejam com custos diferenciados. O relatório possui um formato resumido e outro detalhado para que o usuário possa escolher qual deles melhor atende suas necessidades. Nesta dica, conheça mais detalhes sobre emissão e análise do relatório.
Para facilitar o entendimento, a dica está dividida em tópicos:
1) FILTROS DO RELATÓRIO
Os critérios de filtragem disponíveis para o relatório são:
1) Período: é necessário informar uma data inicial e uma data final para a análise. O formato das datas é XX/XX/XX.
2) Tipo de custo: selecione os tipos de custo que serão avaliados no relatório.
3) Tipo de relatório: escolha quais tipos de relatório você deseja visualizar. Temos dois tipos: resumido e detalhado. Eles podem ser selecionados simultaneamente.
4) Tipo de grupo na data do custo: escolha o tipo de grupo dos animais que serão avaliados. Este filtro é referente à data do custo, e não à data atual.
5) Grupo na data do custo: escolha o grupo dos animais que serão avaliados. Esse filtro é combinativo com o filtro de 'Tipo de grupo'. Então, ao informar um tipo de grupo, vamos mostrar apenas grupos daquele tipo de grupo selecionado. Este filtro é referente à data do custo, e não à data atual.
6) Animal: filtro que pode ser utilizado para buscar um animal específico.
7) Mais filtros: abra a tela "Mais filtros" para utilizar filtros mais específicos, caso desejar.
8) Setor na data do custo: escolha o setor dos animais que serão avaliados. Este filtro é referente à data do custo, e não à data atual.
9) Produto relacionado ao custo: escolha, caso desejar, os produtos que deseja avaliar no relatório.
Após indicar os filtros desejados, basta clicar em Confirmar para gerar o relatório.
2) VERSÕES DO RELATÓRIO
a) RELATÓRIO RESUMIDO
O objetivo do relatório resumido é dar uma visão geral dos custos, agrupando-os pelo tipo principal. As colunas exibidas no relatório são:
- Nº animal: diferença entre o saldo informado e o saldo anterior.
- Custos de alimentação: custos associados à rotina de alimentação do lote.
- Custos de aplicações: custos associados à rotina de aplicação de medicamentos.
- Custos de inseminações: custos associados aos sêmens utilizados nas inseminações.
- Custos de protocolos: custos associados aos protocolos indicados para cada animal na rotina Programação IATF/TETF.
- Custos totais: custo total do animal.
Os filtros utilizados serão exibidos no topo do relatório. Na linha final, teremos um totalizador de cada coluna.
b) RELATÓRIO DETALHADO
No relatório detalhado, cada animal virá separadamente, em conjunto com as especificações de custos que ele possui. As colunas exibidas são:
- Identificação do animal: virá no topo da tabela de custos.
- Data: data do custo.
- Tipo de custo: tipo de custo (alimentação, aplicação, inseminação ou protocolo IATF).
- Detalhamento: detalhamento do custo (produto utilizado, por exemplo).
- Unidade: unidade de medida associada ao custo. Se o produto tiver o campo "Unidade de medida para aplicações" preenchido, ela será a unidade considerada. Caso contrário, pegaremos a unidade de medida principal.
- Quantidade: quantidade de produto utilizada.
- Valor unitário: valor unitário do produto.
- Valor total: valor total do custo.
Os filtros utilizados serão exibidos no topo do relatório. No final do relatório, teremos um totalizador referente a cada tipo de custo e ao total de todos os custos exibidos no relatório.
3) DETALHES DOS CÁLCULOS
Cada tipo de custo possui um cálculo específico, porém, temos uma regra geral para a busca do valor unitário dos produtos considerados:
a) REGRA GERAL
Buscaremos o produto diretamente dos lançamentos do sistema. Com relação ao custo unitário do produto, temos as seguintes regras:
- Se o produto for estocável vamos pegar o custo médio dele para fazer o cálculo.
- Se o produto não for estocável na data do lançamento, vamos pegar o valor da última compra na data do lançamento (na mesma data ou em data anterior à data de lançamento). Se o produto não tiver uma compra que atenda aos requisitos, vamos buscar o valor unitário informado no cadastro do produto. Se ele também não tiver o valor unitário informado, não vamos considerar aquele lançamento.
Toda geração de custo utilizará as regras acima, porém, para a criação dos registros e custos oficiais, temos outras regras que variam de acordo com o tipo de custo.
b) ALIMENTAÇÃO DO LOTE
As informações serão buscadas na tela de alimentação do lote. No lançamento, como indicamos apenas a data de início, durante a geração do relatório, criaremos, dinamicamente, os registros de custo de cada dia. Faremos isso verificando as datas de início dos registros. Para o primeiro dia do período informado pelo usuário no filtro do relatório, buscaremos a alimentação que foi cadastrada com a data igual ao início do período ou a última que havia sido cadastrada antes do início do período. Depois, faremos uma regra para criar essa alimentação considerando cada dia dentro do período que o usuário informou, até que chegue ao final do período ou que apareça uma nova alimentação que precise ser considerada pelo restante do período. Essa alimentação será gerada para cada animal, dividindo a quantidade dos produtos pela quantidade de animais que estavam no lote na data em questão.
c) INSEMINAÇÃO (SÊMEN)
Buscaremos as inseminações dentro do período informado. A quantidade será o número de doses indicado na inseminação.
d) APLICAÇÃO
Para facilitar a compreensão deste tipo, vamos fazer um exemplo mais detalhado:
Nome do produto: Produto exemplo
Unidade de medida principal: Frasco
Unidade de medida para aplicações: Mililitro
Quantidade em cada unidade principal do produto: 30
Custo de um frasco: R$50,00
No caso do produto acima, se uma aplicação for lançada com a dose 2,5ml, o cálculo usado para encontrarmos o custo será:
(Custo médio ou valor da última compra ou valor unitário / Quantidade em cada unidade principal do produto) * Quantidade usada na aplicação/protocolo
(50 / 30) * 2,5
(1,66) * 2,5 = 4,15
Custo da aplicação: R$4,15
e) PROTOCOLO IATF
Para este lançamento, buscaremos as informações levando como base o menu Programação IATF/TETF, considerando o protocolo informado para cada animal da programação.
Com relação ao custo, vamos usar a mesma regra que utilizamos para importações de aplicação (descrita acima). Porém, no caso das datas, temos uma diferença. Para cada aplicação, consideraremos a data do implante informada na programação mais a quantidade de dias informada em cada linha do protocolo. Sendo assim, se temos a data de implante 01/01/2020 e um produto que foi aplicado no dia 7 do protocolo, a data desse custo será 08/01/2020.