As atividades compõem as Tarefas de Projetos e estão disponíveis para seleção FACULTATIVA nas rotinas de despesas, receitas, entradas e saídas de estoque. Servem também como critérios de filtragem para a emissão de relatórios, viabilizando que manejos agrícolas possam ser contemplados em análises econômicas e financeiras.

 

O Sistema IDEAGRI contempla a análise dinâmica dos manejos agrícolas, através de diversos relatórios relacionados a: despesas, receitas, entradas e saídas de estoque. Nesse sentido, atividades podem ser utilizadas no cadastramento de registros de horas homem / horas máquina, assim como no detalhamento de tipos de atividades. Nesse último caso, as atividades podem ser comparadas a tarefas comuns em planos de ação que podem ser aplicados na resolução de questões similares, atuando como um roteiro, que pode ser aplicado na maioria dos casos. Para que tais gerenciamentos sejam possíveis, é necessário cadastrar as atividades e, havendo interesse, seus tipos.

 


CADASTRAMENTO DE TIPOS DE ATIVIDADES

Tipos de atividade são classificações que podem ser utilizadas como padrões no planejamento de projetos, ou seja, podem ser a representação das suas etapas principais. Acesse o cadastro de tipos de atividades no Menu 'Projetos e Agricultura', Botão 'Tipo de Atividade'. 

menu-projetos-agricultura.jpgseta.pngtipo-de-atividade.jpg

 

O sistema já traz, por padrão, 2 tipos de atividades cadastrados, que não poderão ser editados e nem excluídos*. Para incluir um novo tipo, clique em INCLUIR, digite a descrição desejada (até 40 caracteres) e clique em GRAVAR. 

Inclusão de tipo de atividade

* Registros padrão do sistema sempre são destacados na cor cinza. 

 

DICA: Tipos de atividades incluídos pelo usuário poderão ser excluídos (através da Coluna 'Ação' e Botão EXCLUIR) somente se não estiverem associados a alguma atividade.

 


CADASTRAMENTO DE ATIVIDADES

Na Tela 'Atividade', é possível o lançamento das atividades relacionadas à agricultura e que são desenvolvidas na fazenda. Essas poderão ser relacionadas com as despesas, receitas, entradas e saídas de estoque. A ferramenta possibilita a análise dinâmica dos manejos agrícolas através dos relatórios disponíveis no sistema. Para cadastrar uma atividade, acesse o Menu 'Projetos e Agricultura' e clique no Botão ‘Atividade’. 

menu-projetos-agricultura.jpgseta.pngatividade.jpg

 

O sistema já traz, por padrão, 4 atividades cadastradas, que não poderão ser editadas e nem excluídas*. Para incluir uma nova atividade, clique em INCLUIR. Na linha que surge, preencha os seguintes campos: 

  • Nome: descrição da atividade (até 40 caracteres).
  • Sigla: sigla correspondente à atividade e que facilitará a sua rápida identificação (até 15 caracteres).
  • Tipo de atividade: serão mostrados os tipos cadastrados (para seleção).
  • Ativa: quando este campo está marcado como SIM, a atividade aparece nas listas de seleção das telas, sendo possível editar a atividade (selecionando NÃO) para ocultá-la das listagens.  

 

Com os campos completos, clique em GRAVAR. 

Inclusão de atividade

* Registros padrão do sistema sempre são destacados na cor cinza. 

 

DICA: Atividades incluídas pelo usuário poderão ser excluídas (através da Coluna 'Ação' e Botão EXCLUIR) somente se não estiverem associados a outra rotina do sistema.

  


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 

Há também outros cadastramentos e controles relacionados ao Módulo AGRICULTURA, que podem otimizar ainda mais o gerenciamento. Para saber mais, confira as dicas:

 

Gerencie índices econômicos e financeiros relativos às atividades agrícolas, de maneira rápida e eficiente

Centros de Negócio: crie conjuntos de centros de custos e emita relatórios precisos e dinâmicos

Safras: gerencie lançamentos associados ao mesmo centro de custos, em diferentes épocas de plantio

Tipos de cultivo: crie consultas avançadas relacionadas à cultura agrícola

Centros de Custos: aprenda a gerenciar as informações associadas a 'Centros de negócio', 'Safras' e 'Tipos de Cultivo'

Associação de safras e atividades em despesas, receitas e entradas/saídas de estoque

Otimize os acompanhamentos gerenciais sobre centros de negócio, atividades e safras