Informamos que, em consonância com nosso objetivo de MANTER O SISTEMA CONSTANTEMENTE ATUALIZADO, lançamos a nova versão do IDEAGRI, repleta de novidades. Agradecemos a todos que colaboram com sugestões, a partir das quais podemos continuar crescendo e evoluindo! Uma grande novidade da versão é a funcionalidade de Primeiros passos, um guia interativo que ensina ao usuário a lógica do sistema através de etapas pré-definidas. Além disso, também implementamos a possibilidade de lançar baixas de animais coletivamente. Confira mais implementações: criação da opção "lembrar e-mail" na tela de envio e recebimento de dados, otimização da abertura do sistema, possibilidade de filtrar por múltiplos setores nos relatórios de taxa de concepção, alterações relacionadas ao Livro Caixa Digital do Produtor Rural, inclusão do campo de "tipo de sêmen do pai" no gerador de relatórios, e muito mais!


Confira, no vídeo a seguir, uma visão geral das principais novidades da nova versão e o passo a passo para realizar a atualização:

 

 

 


Confira as opções para o download da nova versão:

Para obter o instalador em 1 arquivo, clique no link para baixá-lo e, ao final do processo, execute o arquivo:

Imagem https://www.ideagri.com.br/siteideagridados/Ideagri415.exe 

Para obter o instalador em 3 arquivos (conexões mais lentas), veja a dica com as instruções:

Imagem Instalador do IDEAGRI, dividido em 3 arquivos

ATENÇÃO: Além de atualizar a versão, é necessário atualizar a(s) chave(s) de acesso. Saiba como atualizar chaves 

Se você optar pelo 'Registro on line', basta fazer o processo para uma das fazendas existentes na máquina e todas as chaves para as outras fazendas, caso existam, serão atualizadas.

 


 

 

Novidades

Área

Item

Descrição

 

Geral
Primeiros passos
Aprenda a lógica do sistema IDEAGRI utilizando a funcionalidade 'Primeiros passos'

Começou a usar o sistema agora ou quer relembrar alguns detalhes fundamentais? A funcionalidade Primeiros passos foi criada justamente para isso. A ideia é lhe guiar por algumas ações no sistema - como lançamentos, edições, exclusões e gerações de relatórios - mostrando o caminho que deve ser seguido para realizá-las enquanto algumas informações importantes são ressaltadas. Quer saber como o processo funciona? Veja mais detalhes na dica abaixo!

Link 

AnimalAlteração coletiva
Saiba como lançar a baixa de vários animais ao mesmo tempo no sistema IDEAGRI
Link

As baixas de animais do sistema IDEAGRI geralmente são lançadas diretamente pela tela de cadastro do animal. Porém, esse modelo de baixa individual pode ser demorado caso você precise baixar muitos animais ao mesmo tempo. Então, como podemos facilitar este processo? É simples! Conheça o lançamento coletivo de baixas pela tela Alteração coletiva.
Link

Animal
Cadastrei um animal externo como pertencente à fazenda. É possível alterá-lo sem precisar remover o cadastro?
Link

Durante as inclusões na tela Animal, algum cadastro pode acabar não saindo como planejado, e talvez isso seja percebido só depois de algum tempo. Caso você cadastre um animal como pertencente à fazenda mas precise mudar o tipo dele futuramente, o IDEAGRI lhe oferece opções simples para a realização deste procedimento.

 Link

UtilitáriosReceber e Enviar dados
Uso com frequência as opções de enviar e receber dados. Existe alguma forma de facilitar esse processo?

Caso você use a rotina de Farol ou trabalhe com muitas fazendas, é natural que você utilize com frequência as rotinas de Enviar dados e Receber dados. Pensando nisso, criamos uma maneira de você salvar o seu e-mail no sistema para facilitar este procedimento. Veja mais detalhes abaixo.

Link

Receber coletas
Validei alguns registros de uma coleta e quero remover as informações que não foram gravadas. É possível?

Durante a utilização do Ideagri App ou do Ideagri Coletor, alguma informação lançada no campo pode não ficar consistente e, em casos assim, você pode optar por não gravar essa informação no sistema. Porém, a coleta ainda ficará disponível até que você grave todos os registros, então, caso queira sinalizar que todos os registros corretos daquela coleta já foram validados, existe uma opção que lhe ajudará com isso.

 Link

GeralMenu do sistema

Fizemos algumas alterações visuais no menu do sistema, com o objetivo de facilitar a utilização do mesmo e, também, permitir novas mudanças no futuro:

  • - Alteramos sutilmente a fonte dos menus;
  • - Otimizamos o movimento entre as opções do menu, para que ele seja mais performático;
  • - Agora, as opções do menu serão abertas logo ao lado do menu em si, para facilitar a navegação;
  • - Ao estar em uma tela e clicar no menu, a tela não será fechada imediamente. Ela só será fechada caso você clique em outra opção no menu. 
Abertura do sistema

Realizamos diversas modificações e melhorias com o objetivo de otimizar a abertura do sistema.
Mais filtros

Na tela de Mais Filtros, aba Geral/Diversos, inserimos um filtro de nome do grupo e do tipo de grupo, para facilitar a localização do registro desejado.

Geral

Nesta nova versão, caso não exista nenhuma fazenda selecionada, o botão "Buscar atualizações" aparecerá no canto inferior direito do sistema.

RelatóriosGerador de relatórios

No gerador de relatórios, temos duas novidades:

  • Acrescentamos, no campo Dias em lactação em relação à data atual, o termo DEL, para facilitar a localização do campo;
  • Incluímos o campo Tipo de sêmen do pai.
Taxa de concepção e Taxa de concepção concatenada 

Incluímos, nos relatórios Taxa de concepção e Taxa de concepção concatenada, a possibilidade de filtrar por múltiplos setores ao mesmo tempo.

 

Controle leiteiro

Agora, no relatório Controle Leiteiro, versão Resumida, além da regra já existente, a coluna de BST também virá com o X marcado caso o animal tenha tido alguma aplicação de BST na última lactação, usando como base os princípios ativos específicos relacionados à BST.

Para mais detalhes, acesse: Como fazer com que as aplicações de BST ou Somatotropina apareçam nos relatórios?

Acompanhamento de dados de climaNo filtro do relatório Acompanhamento de dados de clima, removemos a obrigatoriedade da escolha de um Setor, já que alguns dados podem ser lançados sem essa informação.
Produção total de leiteRemovemos o arredondamento dos valores do relatório Produção total de leite para que eles sejam exibidos da mesma forma que são exibidos na tela de lançamento.
UtilitáriosReceber dados

Alteramos a mensagem exibida na rotina de recebimento de dados para facilitar a identificação do backup que será recebido.

Receber coletas

Adicionamos algumas novas opções de coletas para serem recebidas. Elas estarão disponíveis para lançamento nos nossos sistemas complementares em breve. As novas opções que ficarão disponíveis são: secagem, desmama, aptidão, mastite e baixa de animais.

Importação geral de dados

Incluímos, na rotina Importação geral de dados, a opção de exportar os dados do grid para facilitar a identificação das importações que não deram certo. Para ativar a opção, basta clicar com o botão direito do mouse em alguma linha da tela.

Exportação do Livro CaixaRealizamos algumas modificações na Exportação do Livro Caixa Digital do Produtor Rural.
FazendaAgenda de eventos

Caso você tenha incluído colunas adicionais em alguma tela de lançamento que possa ser acessada pela Agenda de eventos, as colunas também serão exibidas quando esse acesso ocorrer.

Configuração

Agora, é possível desativar a baixa automática de estoque de sêmen, no menu Configuração.

Cadastros

Patrimônio

No detalhamento do patrimônio para o Livro Caixa, agora, é possível inserir um terceiro com 0% de participação.

Cliente, fabricante e fornecedor

Incluímos, na tela Cliente, fabricante e fornecedor, um campo onde é possível informar que, na exportação do Livro Caixa, o sistema deve considerar o CPF do declarante quando a movimentação estiver relacionada com aquele cliente ou fornecedor.

Centro de custos

 

Agora, é possível remover a data fim de um centro de custos.

ReproduçãoRecomendação de acasalamentoAgora, também é possível lançar recomendações de acasalamento para fêmeas em crescimento.
Transferência de embrião

Ao abrir a tela Transferência de embrião, além do tipo Receptora vir marcado no filtro, também traremos o tipo Padrão, para facilitar a utilização da tela.

 

Nutrição

Alimentação do lote

Na tela Alimentação do lote, alteramos o nome da coluna Quantidade diária para Quantidade diária fornecida ao grupo, visando facilitar o entendimento da rotina.

Estoque Movimentação entre locais 

Incluímos, na tela Movimentação entre locais, um filtro de produto.

Animal

Identificação eletrônica/SISBOV

Realizamos algumas alterações para facilitar a importação de planilhas pela tela Identificação eletrônica/SISBOV.

Antes, validávamos os registros linha por linha e, se encontrássemos alguma inconsistência, mostrávamos a mensagem na hora. Caso existissem muitas inconsistências nos dados, a mensagem aparecia muitas vezes por importação.

Agora, estamos usando o padrão de outras telas: olhamos toda a listagem e, só então, geramos uma planilha de inconsistências, dando a opção de importar os registros que estão consistentes.

SanidadeAplicação - Protocolo Sanitário

Alteramos a ordenação do campo Protocolo sanitário na tela de Aplicação - Protocolo Sanitário para facilitar a localização do protocolo desejado. Agora, a ordem é alfabética.