Modelos de Manejo são importantes ferramentas no processo de padronização da estrutura dos projetos, que podem ser gerenciados no Software IDEAGRI. Os modelos cadastrados na Tela 'Modelos de manejo' ficam disponíveis para a criação de novos projetos, na Tela 'Projeto, manejo e tarefa'. Saiba os detalhes do cadastramento nesta dica.
DICAS RELACIONADAS:
- Veja como estruturar as atividades de projetos e de manutenção de patrimônio
- Gestão de projetos, manejos e tarefas :: a ferramenta que otimiza a execução de atividades
- Acompanhe as atividades do projeto no Painel Gestor, a agenda macro
Para inclusão de um novo modelo de manejo, acesse, no Menu 'Agricultura', o Botão 'Modelo de manejo'.
A primeira tela é a 'Listagem', que exibirá os modelos de manejo cadastrados, caso existam, após a filtragem (Botão 'Filtrar'). Para incluir um novo modelo, clique em 'Incluir':
Na tela que surge, que é o cadastro propriamente dito, informe, na área GERAL:
- Nome do manejo (preenchimento obrigatório)
- Tipo de atividade principal (preenchimento obrigatório, com acesso aos tipos de atividades previamente cadastrados pelo usuário)
- Unidade de medida 1 a 6 (preenchimento facultativo, com acessos às unidades de medida cadastradas).
Tais campos são bastante úteis para realizar controles específicos das tarefas, tais como: kg/planta, litros/metro, etc. Uma vez que algum destes parâmetros tenha sido informado, quando o modelo de manejo for escolhido na rotina 'Projeto, manejo e tarefa' a coluna respectiva será atualizada no grid e ficará disponível para edição.
Após preencher o cabeçalho, clique em '+', na Área DADOS DAS TAREFAS, para incluir as tarefas desejadas para o modelo de manejo:
Após clicar em '+', será incluída uma linha no grid da Área DADOS DAS TAREFAS, para a inclusão das informações da tarefa:
- Or.: ordem (preenchimento automático)
- Pred.: predecessora (use este campo para informar se a tarefa que está sendo criada depende de uma tarefa anterior)
Se a tarefa atual tem o número de ordem 2, e a tarefa da qual ela depende tem o número de ordem 1, para registrar esta dependência, na linha da tarefa 2 informe, nesta coluna '1'. Se a tarefa depender de mais de uma tarefa, basta informar a ordem das tarefas das quais ela depende, separadas por vírgula – exemplo '2,3' (significa que a tarefa depende das tarefas 2 e 3).
- Tarefa/Atividade (campo obrigatório, com acesso às atividades previamente cadastrados pelo usuário)
- Prod./Serv.: Produto/Serviço (campo obrigatório, com acesso ao cadastro)
- Un.: Unidade do produto ou serviço (campo de preenchimento automático)
- T.: Tipo (campo de preenchimento automático): P = produto ou S = serviço
- Qtd./ha P. : Quantidade do produto por hectare, prevista (preenchimento facultativo)
Após incluir as informações desejadas, para incluir novas tarefas no modelo de manejo, basta clicar, novamente, em '+'. Após incluir todas as tarefas desejadas, clique em 'Gravar':