A taxa de concepção é o número de vacas gestantes sobre o total de serviços gastos em um determinado período. 

TC (%) = (Nº Vacas Gestantes x 100)/ Total de Serviços

 

Fatores que impactam na taxa de concepção

 

A taxa de concepção pode ser influenciada por vários fatores, dentre os quais podemos destacar:

- Fêmeas sadias, férteis, com calendário sanitário em dia;

- Nutrição adequada das matrizes e escore de condição corporal adequado a reprodução: um plano alimentar ineficiente, tem como consequência animais mais susceptíveis a desenvolverem doenças metabólicas e infecciosas, além de reduzirem consideravelmente a condição ovariana e a fertilidade, impactando na taxa de concepção;

- Eficiência de visualização de cios: capacitação da mão de obra;

- Correta aplicação da técnica reprodutiva escolhida, com sêmen de qualidade comprovada. Também, vale se atentar ao correto manejo do sêmen e quando monta natural avaliar os reprodutores por meio de exames andrológicos;

- Conforto térmico: altas temperaturas podem afetar a capacidade reprodutiva das matrizes, reduzindo a taxa de concepção, além de diminuir o consumo de alimentos. 

 

Um bom manejo reprodutivo reflete em diversas contribuições como:

 

- Aumento da produção de bezerros/ano;

- Diminuição do intervalo entre lactações;

- Expansão da vida produtiva do animal (elevando a produção de leite total);

- Redução do intervalo entre partos;

- Aumento da velocidade de seleção genética do rebanho;

- Redução dos custos com inseminações adicionais;

- Diminuição do período de concepção.

 

Rebanhos leiteiros brasileiros

 

Publicações do grupo Rehagro Leite concluíram que nos anos 70, vacas de alta produção leiteira apresentaram taxa de concepção de aproximadamente 50%. Nos anos 90, o mesmo indicador se encontrava na casa dos 40% e hoje se encontra abaixo dos 40%. Avaliando 1188 rebanhos participantes, da 11ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB 11) conclui-se que a média da taxa de concepção em fazendas participantes foi de 50,95%, apontando oportunidades para melhorar esse índice, considerando que o valor ideal seria em torno de 55%.

 

Gestão de dados

 

Considerando a realidade de cada empresa rural, a definição das estratégias utilizadas na busca pelo aprimoramento das taxas reprodutivas deve ser respaldada por uma boa gestão, para que haja equilíbrio entre o desempenho reprodutivo e o resultado financeiro.

Vale ressaltar que não basta ter uma ótima taxa de concepção. Se a taxa de serviço for baixa, o resultado será um percentual baixo de vacas prenhas a cada 21 dias tendo como consequência, baixa taxa de prenhez e aumento no intervalo entre partos.

O relatório taxa de concepção do Ideagri gera diferentes tipos de relatórios para a Taxa de Concepção, como por exemplo, taxa de concepção por tipo de tentativa (IA/COB/TE), por ordem de tentativa, taxa de concepção por raça da matriz e ainda, a taxa de concepção por uso CIDR (pela utilização de dispositivos intravaginais liberadores de progesterona).

Utilizando o relatório taxa de concepção do Ideagri, pode-se identificar alguns gargalos do processo e definir os critérios a serem melhorados, visando o aumento desse índice e consequentemente a produtividade. 

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o software Ideagri, sem compromisso? Clique no botão abaixo e fale com um Especialista Ideagri que irá te apresentar como o software pode atender a sua fazenda.