O número deu à Xapetuba o título de Campeã do Leite nesse quesito, de acordo com o levantamento inédito das 100 propriedades mais eficientes na produção leiteira do País, segundo o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB). “O segredo para a taxa de concepção de novilhas ser tão eficiente? Iniciar os cuidados especiais com as bezerras logo na cria”, afirma Thiago Silveira, sócio-administrador e membro da segunda geração da família à frente da propriedade.

A fazenda possui um rigoroso protocolo sanitário. Na Xapetuba, os animais recebem acompanhamento ao parto e, logo que as bezerras nascem, são realizados os cuidados iniciais, especialmente, cura de umbigo e a administração de colostro. A adição do colostro em pó é realizada para garantir padronização da colostragem, fornecendo nutrientes e anticorpos necessários aos recém-nascidos.

A estrutura onde os animais são alojados é outro diferencial da Xapetuba. Após os cuidados iniciais ao nascimento, os animais são transportados em gaiolas e transferidos para um bezerreiro individual suspenso e coberto, onde permanecem por três dias. Posteriormente, as bezerras são transferidas para um bezerreiro coletivo, aberto, onde ficam por até 60 dias. A partir de então, elas são realocadas no compost barn, onde passam para a fase de transição da desmama, atingindo cerca de 330 a 340 kg aos 12/13 meses, permitindo a inseminação dos animais mais jovens. 

A história da Xapetuba Agropecuária, teve início com a produção de suínos, aves e uma central de receptoras. Foi então que, em 2008, os proprietários José Antônio da Silveira e seu filho Thiago adquiriram 30 doadoras das raças Gir Leiteiro e Girolando de rebanhos reconhecidos nacionalmente pela genética superior. Assim, decidiram utilizar o banco de doadoras para fazer o próprio plantel com o uso da fertilização in vitro (FIV). 

Hoje, a fazenda possui 1.017 vacas em lactação, de perfil mestiço (até 75% de genética europeia). Isso não impede médias diárias de produção impressionantes: 31,1 período avaliado pelo IILB 11, aproximadamente 32 mil litros de leite/dia. 

Agora que já conhece os detalhes que fizeram diferença na Fazenda Xapetuba, acesso o Simulador Ideagri, clicando no botão abaixo, faça o teste e descubra os principais pontos de ganhos em sua produção.