O Sistema IDEAGRI Desktop permite que o usuário crie atividades e as organize em modelos de manejo, que podem ser utilizados para a criação e o acompanhamento de projetos. Através da tela 'Modelo de manejo', é possível exportar modelos já cadastrados, a fim de transferi-los para outros bancos de dados, ou então, importar novos modelos para utilização. Nesta dica, confira o passo a passo, tanto da importação quanto da exportação de modelos de manejo.
Para entender melhor como funciona o cadastro de modelos de manejo, confira a dica ou o vídeo a seguir:
Utilização geral do módulo 'Projetos e Agricultura':
A dica está dividida em três tópicos:
EXPORTAÇÃO
Na tela Modelo de manejo (menu Projetos e Agricultura), clique em Filtrar.
Com o botão direito do mouse, clique sobre o modelo de manejo a ser exportado.
No menu flutuante que surge, além da Opção 'Exportar', que gera a listagem dos modelos de manejo do grid em *csv, será exibida a opção para a exportação do modelo: Criar zip para importação.
Basta clicar nela e escolher o local para salvar o arquivo *zip, que poderá ser utilizado para importação posteriormente. Indique o nome do arquivo e, depois, clique em Gravar.
IMPORTAÇÃO
O primeiro passo é verificar se o banco de dados destino já possui os produtos e serviços utilizados no modelo de manejo que será importado, visto que uma das etapas é a correlação destes produtos e serviços.
Após essa verificação inicial, para importar o arquivo, basta acessar a tela Modelo de manejo e clicar em Importar:
Na tela que surge, clique em Selecionar arquivo modelo de manejo (zip) e localize o arquivo que foi exportado (ou obtido de outra forma):
Selecione os bancos de dados para os quais determinado modelo de manejo será copiado. A seleção de fazendas pode ser feita de várias formas (sendo possível escolher uma, várias ou todas as fazendas).
Clique em Importar. Será exibida uma mensagem lhe informando que o próximo passo será correlacionar os produtos e serviços do modelo de manejo. Neste passo, indique quais produtos ou serviços do banco de dados destino fazem referência aos que estão sendo utilizados nas atividades importadas:
Caso o usuário correlacione apenas um dos produtos, por exemplo, apenas uma das atividades do modelo de manejo será importada.
Após a correlação, basta clicar em OK, e o sistema apresentará uma mensagem de conclusão do procedimento. Tanto os tipos de atividade quanto as atividades presentes no modelo de manejo serão cadastradas automaticamente, caso ainda não estejam presentes no banco de dados de destino.
Se o sistema encontrar um modelo de manejo com o mesmo nome no banco de destino durante a importação, uma mensagem será exibida:
Ao clicar em Ok, será apresentada a tela para escolher um novo nome para o modelo de manejo que será importado.