Isso mesmo! Quem domina o assunto e quer preparar seus alunos para lidarem com a realidade após a formatura, de maneira profissional e diferenciada, procura a Ideagri para firmar parcerias.

O sistema de gestão é utilizado nos centros de pesquisa e fazendas experimentais. Dessa forma, além  de garantir que os rebanhos sejam muito bem gerenciados, os alunos têm a oportunidade de operar o software e analisar informações reais, se preparando para a atuação profissional.

Há alguns meses, a ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba – SP,   adotou o Ideagri na gestão de sua Fazenda Experimental.

Além da ESALQ, confiras as instituições parceiras do Ideagri:

  • UFMG - Fazenda Experimental da Escola de Veterinária, da Universidade Federal de Minas Gerais
  • PUC Minas - Fazenda Experimental Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • UFLA - Fazenda Palmital - Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais
  • UFV - Programa 'Família do Leite' da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais
  • UFJ - Fazenda Escola da Universidade Federal de Jataí em Goiás
  • UNESP - Fazenda da UNESP de Jaboticabal - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, pertencente à Universidade Estadual Paulista, em Jaboticabal, São Paulo
  • UFU - Fazenda do Glória da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais

 

Parceria Ideagri e ESALQ

Murillo Alves Porto Meschiatti

Engenheiro Agrônomo

Responsável pela Fazenda Experimental da ESALQ

  

"A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, possui uma fazenda experimental de leite, onde a produção é baseada em pastagens no verão e suplementação com silagem de milho no inverno. A produção média é de 1500 litros por dia, com um rebanho de 75 vacas em lactação da raça Holandesa.

O sistema de produção é conduzido pelo Clube de Práticas Zootécnicas- CPZ, grupo de estágio de alunos mais antigo da ESALQ, que no ano de 2020 completa 43 anos de existência.

Durante anos, as anotações e controles zootécnicos eram feitos por cadernos e livros de anotações, com o passar dos anos migramos para um sistema digital, o qual ficamos por cerca de 2 anos. Com a necessidade do aprimoramento dos controles, uma melhor gestão dos dados e um melhor suporte, foi que no final do ano de 2019 firmamos uma parceria com o Ideagri.

Logo de começo a receptividade e a agilidade em nos atender foi de notável rapidez e excelência.

Após o primeiro contato em questões de dias nossos dados já estavam na plataforma Ideagri prontos para gerarem relatórios de controles zootécnicos.

A facilidade operacional e o ótimo suporte da equipe foram as mais notadas diferenças. Em apenas dois dias nossos alunos já estavam operando o programa e analisando os dados gerados.

Outro ponto de destaque são os inúmeros relatórios de controle que são emitidos pela plataforma. Com eles conseguimos gerir praticamente todos os setores da fazenda e mensurar nosso desempenho produtivo. Os alunos conseguem acompanhar o sistema produtivo gerando discussões técnicas e planos de metas de desempenho.

Em tempos atuais, não há espaço para amadores na pecuária, principalmente na pecuária leiteira. Quem não investe em tecnologia e gestão de dados e pessoas, está fadado ao insucesso. É por isso que a ESALQ escolheu o Ideagri como plataforma para gestão e gerenciamento do rebanho e ferramenta de ensino para seus alunos."

ESALQ: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

 

A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP), situada em Piracicaba, município do centro-oeste do Estado de São Paulo, caracterizado como importante polo de desenvolvimento industrial e agrícola.

A Esalq nasceu em 1901 e, desde sua criação, a Esalq/USP evolui constantemente ampliando sua atuação alicerçada nos pilares ensino, pesquisa e extensão.

Em um ambiente voltado para a produção do conhecimento, professores, alunos e funcionários desempenham atividades em uma área de mais de 3.800 hectares, formada pelo Campus USP "Luiz de Queiroz" e pelas estações experimentais de Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão, o que corresponde a quase 50% da área total da USP.

Considerada um centro de excelência, possui sete cursos de graduação. Já formou cerca de 15.500 profissionais, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por sua contribuição nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas. 

O número expressivo de profissionais formados pela Esalq constitui um dos principais fatores do vigoroso desenvolvimento do agronegócio em geral e da defesa das instâncias ambientais, biológicas e sociais.

 

img