Todos sabemos que três aspectos, dentre outros, influenciam muito a rentabilidade dos pequenos e médios produtores de leite:

- O cenário econômico;

- A demanda pelo produto;

- O valor dos custos de produção.

Também é sabido que existem variáveis que não são passíveis de sofrer intervenção direta por esses produtores. Entretanto, isto faz parte de qualquer atividade econômica. Assim, o que os produtores podem fazer “dentro da porteira” para maximizar suas rentabilidades?

Quem somos nós para listar alternativas que possam resolver este problema... Mas, podemos, entretanto, sugerir uma excelente alternativa para a melhora dos resultados: a tecnologia da informação!

Hoje, tudo está envolto pela tecnologia... Isto é um fato. Os pequenos e médios produtores podem usufruir disso para melhorar seus controles e, consequentemente, aumentar os resultados.

Se os novos equipamentos digitais e automatizados ainda não são passíveis de aquisição, o produtor, nem por isso, precisa ficar distante de outras ferramentas tecnológicas que estão ao seu alcance e que, também, podem elevar sua rentabilidade quando bem utilizadas. Um software para a gestão dos dados da fazenda é uma excelente (e indispensável) alternativa. 

O acompanhamento das atividades da produção através de um software possibilita análises mais assertivas e pontuais, facilitando a obtenção de índices e dados de forma rápida e consistente. Controlando os diversos aspectos da atividade (produção, reprodução, manejo, sanidade, nutrição, apuração dos custos, os estoques e a movimentação econômico-financeira), o produtor tem a possibilidade de acompanhar seus números com muito mais facilidade.

Muitos ainda podem achar que o investimento em um software é algo desnecessário. Porém, pode ser que eles ainda não testaram um bom software na prática ou tiveram alguma experiência ruim com algum programa. Mas, quando se utiliza um bom software, que apresente as funcionalidades necessárias e que tenha um bom atendimento de suporte, a vida fica mais fácil! Ter os números à mão, poder decidir uma estratégia, tomar uma decisão, mudar algum processo, de forma segura e embasada, faz muita diferença! Traz mais tranquilidade, permite atuação pontual e, principalmente, mostra a realidade para que se possa decidir corretamente.

Por isso, voltemos à pergunta: o que os produtores podem fazer “dentro da porteira” para maximizar suas rentabilidades?

Podem fazer muitas coisas e nós não temos a pretensão de opinar em algo que nossos produtores de leite sabem fazer com muito profissionalismo... Mas, em relação a tecnologia da informação, ousamos sugerir a adoção de um bom software de gestão. Afinal de contas, a tecnologia é nossa aliada. Façamos, então, um bom uso dela!

Informações à mão, números à vista, relatórios detalhados são cruciais para um negócio. Os resultados dependem muito de se trabalhar com dados e índices sempre disponíveis. Ferramentas que englobam esses dados são indispensáveis para o alcance de bons resultados:

Painel Ideagri

Um painel visual com os dados da fazenda, além de facilitar a visualização, é um “termômetro” da atividade de produção:

Ideagri Análises 

Enfim, esse mundo da tecnologia está ao alcance dos pequenos produtores sim! Vale à pena experimentar. Com toda a certeza, a experiência será muito positiva.

Conheçam o Ideagri. Ele pode transformar as informações do seu negócio em indicadores para potencializar seus resultados. Experimentem!

Ideagri