Na última semana de fevereiro, mais uma importante etapa do programa Leite Ceará foi cumprida. Como parte do plano de capacitação da equipe técnica, os profissionais foram treinados para o uso do software IDEAGRI, destinado ao monitoramento do rebanho, ao acompanhamento de custos de produção de leite e à gestão de índices.

Até o final de 2014, o programa Leite Ceará atenderá 780 produtores, os quais serão assistidos por uma equipe de 64 profissionais de campo. Para 2015 esses números deverão dobrar. Diante da magnitude do programa, torna-se imprescindível a utilização de ferramentas de gestão que permitam o acompanhamento em tempo real dos índices de desempenho, seja nas propriedades rurais, através dos monitoramento do rebanho e custo de produção de leite, seja pelo acompanhamento das metas e indicadores do programa, neste caso, a ser realizado pelos gestores do programa.

Segundo Raimundo Reis, integrante da gerência executiva do programa, seria impossível acompanhar, quase em tempo real, todas as ações realizadas, utilizando-se medida de desempenho, com qualidade e eficiência, sem que houvesse a utilização de um sistema informatizado que contemplasse a nossa necessidade. “Desde o início da formatação do programa, enfatizamos a necessidade de acompanharmos e medirmos os resultados do trabalho. É importante termos essas informações sob domínio, para que, assim, possamos avaliar os esforços realizados e corrigirmos possíveis erros, além de munirmos os nossos parceiros e financiadores sobre o impacto das ações”, informa Reginaldo Lobo, diretor de agronegócios da ADECE e coordenador do Programa Leite Ceará.

De acordo com a metodologia estabelecida pela gerência executiva, os técnicos de campo realizarão os controles zootécnicos e de custos de produção de leite de todas as fazendas assistidas. Os técnicos em agropecuária serão os responsáveis pelo lançamento dos dados, porém, tanto o produtor, como o zootecnista e veterinário, além da gerência executiva, terão acesso para acompanhar os dados e resultados de cada fazenda. “A informação será grande aliada na gestão do programa, afirma Reis”.

A utilização de serviços informatizados são essenciais para uma boa gestão, seja para uma empresa, para um projeto ou mesmo para um programa, como é o caso do Leite Ceará, ressalta Heloise Duarte, diretora do IDEAGRI.

lc


lc