Usar o mecanismo de busca do Google é um ato tão corriqueiro que googar virou sinônimo de pesquisar na internet. Nem todo mundo, no entanto, sabe extrair o melhor dos buscadores na hora de localizar páginas na web nem sabe que eles podem trazer informações rápidas para uma série de perguntas sem que você tenha de entrar em uma página sequer. Da lista dos filmes em cartaz na cidade, a definições, condições do tempo e informações sobre voos, tudo depende de fazer a pergunta certa no campo de pesquisa.

Busque definições

Seja no Google, seja no Bing, se o que você busca é a definição de um termo, digite no campo de busca a expressão define: seguida do termo que deseja pesquisar (como define: serendipity, por exemplo). Os primeiros resultados da busca serão entradas em dicionários. No Google, vale usar também “definir”. Nos testes, o Bing foi mais eficiente, trazendo a definição do Bing Dictionary, incluindo sinônimos, e outros muito mais links de interesse na primeira página.

Imagem
Está frio lá fora?

Quer saber a previsão do tempo em uma cidade? No Bing em inglês, escreva o nome da cidade e a palavra weather (São Paulo weather, por exemplo). Em português o recurso não funciona. Você pode alternar entre as informações do Weather.com, AccuWeather e Foreca e até comparar todos os resultados, visualizando as condições do tempo e as temperaturas mínima e máxima para os próximos dias. No Google em português, escreva São Paulo clima ou tempo São Paulo. Ele traz temperatura (em Celsius e Fahrenheit), umidade e ventos da data atual e os sete dias seguintes.

Imagem
Ajuda nas contas

Os dois principais mecanismos de busca dispensam a necessidade de uma calculadora por perto na hora de fazer uma conta. Tudo que você tem a fazer é digitar a fórmula no campo de pesquisa – por exemplo (3*7)+2=. O Google e o Bing apresentam o resultado em seguida. A diferença entre os dois é que o Google apresenta também uma calculadora científica, que você pode usar para fazer novos cálculos mais rapidamente.

Imagem
Conversões rápidas

Há um montão de conversores online, mas você não precisa sequer procurá-los. Mais uma vez, escreva o que quer saber no campo de pesquisa. No Google, escreva converter 69 milhas em km. Da mesma maneira, é possível converter armazenamento, volume, área, massa, temperatura, velocidade. O mecanismo também serve para fazer a conversão rápida de moedas.
No Bing, é possível usar o recurso na interface em inglês.

Imagem
Atento aos voos

Os mecanismos de busca também são aliados na hora das viagens. O Google tem um recurso bacana, que permite saber quantos e quais são os voos entre duas cidades ou todos aqueles que partem de uma cidade ou chegam a um lugar. No primeiro caso, escreva voos de São Paulo para Nova York (ou simplesmente voos de SAO para NYC). O serviço dá os horários, duração, companhias aéreas, número dos voos e frequência diária ou semanal. Uma das atrações do Bing é o recurso que permite verificar a situação de um voo. Digite a abreviatura da companhia e número do voo e saberá se chegou no horário, se está atrasado.

Imagem
Traduza aí, por favor!

Google e Bing têm os tradutores Google Translate e Bing Translate, respectivamente. Eles são úteis para a tradução de frases ou textos longos, mas se você quiser traduzir apenas uma palavra de um idioma para outro usar a barra de pesquisas é mais rápido. Digite translate afeição to english, onde “afeição” e “english” podem ser substituídas pela palavra a ser traduzida e o idioma desejado. O Bing é até mais interessante, porque além da resposta apresenta um fragmento da ferramenta para a tradução do termo em outros idiomas.

Imagem
Louco por estatísticas

Alguns dados públicos podem ser consultados rapidamente nos mecanismos de pesquisa sem que se tenha de vasculhar uma página da web sequer. Vamos supor que você queira saber qual é população brasileira. Escreva brazil population no Bing em inglês ou população brasil no Google para obter a resposta: 196.655.014.

Imagem
Vamos ao cinema?

A hora da diversão também está garantida com a ajuda do Google. Para saber os filmes que estão em cartaz na cidade, digite a palavra filmes e o nome da cidade (vale cidades no Brasil e de outras partes do mundo). O Google lista alguns deles, classificação etária e gênero – em alguns casos, a duração. Você pode ver também a lista completa clicando no link Mostrar Mais Filmes. Clique em um deles para ver a sinopse, as salas onde está em exibição e os respectivos horários. A página pode incluir também algumas resenhas.

Imagem
Acompanhe o assunto

Se você quiser acompanhar um assunto do seu interesse é fácil encontrar feeds RSS no Bing. Escreva feed:, seguido do tópico de interesse, como feed: futebol. A página de resultados lista os feeds de notícias com links para as páginas de assinatura para que você não perca tempo localizando o item no site. Nos testes, funcionou melhor com a página do buscador em português.

Imagem
Em inglês é mais completo

Nem todos os recursos do Bing estão disponíveis em todos os idiomas. Então, se você quiser aproveitá-lo em sua totalidade, a dica é trocar o idioma da interface para a versão americana. Para isso, acesse esta página e escolha a opção Estados Unidos – Inglês. Se antes você tiver feito login com sua conta do Facebook ou da Microsoft o Bing guardará essa configuração.

Imagem
Resgate as pesquisas

O Bing e o Google guardam o histórico das pesquisas para acesso futuro. Você só precisa fazer login na sua conta antes de fazer as consultas e autorizar o armazenamento desse registro. Em ambos os casos, você pode filtrar o histórico por data e tipo. O Google é mais completo. Além de oferecer muito mais opções de filtros por categoria, traz gráficos com atividades diária e semanal e informa quais foram as páginas visitadas em cada pesquisa.

Imagem