PARTE DO SISTEMA RESPONSÁVEL POR ABASTECER UMA DAS MAIORES REGIÕES BRASILEIRAS, FAZENDA FLOR DA SERRA INVESTE E COLHE OS FRUTOS DE UMA PRODUÇÃO RESPONSÁVEL.

Pré-parto, colostragem dos animais recém-nascidos, sombreamento, qualidade da água, ventiladores, treinamento de equipe, resfriamento dos animais e nutrição balanceada foram alguns dos investimentos realizados pela Fazenda Flor da Serra, em Limoeiro do Norte (CE). “A produção com sustentabilidade ecológica e bem-estar animal sempre foi um ponto importante nas tomadas de decisão de nosso negócio”, confirma o administrador da propriedade, David Girão.

A fazenda produz leite a pasto rotacionado desde 2004, e David explica que o bem-estar sempre esteve presente nas definições de projeto. “Nos últimos anos, com o incremento tecnológico e o investimento em conforto, os números zootécnicos vêm nos mostrando que apostar em bem-estar não só é o correto, como é mais lucrativo”, define.

Pertencente ao Grupo Betânia de Laticínios, a propriedade é certificada com o selo “#bebamaisleite Bem-Estar Animal”, baseado nas regras da Organização Mundial da Saúde, bem como nas pesquisas de universidades e instituições brasileiras e internacionais, adaptadas para a realidade da pecuária leiteira do Brasil.

A certificação foi criada com o objetivo de assegurar que o leite ou derivados que estampam este selo em suas embalagens sejam provenientes de fazendas onde os funcionários trabalham em um ambiente psicologicamente saudável e sem qualquer tipo de maus tratos e/ou sofrimento desnecessário aos animais.

A nutrição deve ser formulada para cada estágio da vida, e é preciso garantir um ambiente confortável e seguro. Além disso, outra exigência é um programa robusto de prevenção de doenças, elaborado e acompanhado por médico veterinário, visando o uso racional de medicamentos (especialmente antibióticos) nas produções leiteiras.

Atendendo a estes pilares, David destaca que a gestão da propriedade sempre está em busca de novas tecnologias que se adequem ao bem-estar animal, garantindo assim um excelente produto e qualidade de vida às vacas. “Quando há essa preocupação, os impactos são muito positivos, como melhor produção por animal, melhores números reprodutivos, longevidade do rebanho e saúde dos animais”, pontua.

Trabalho que atende a uma tendência cada vez maior no mercado consumidor, cada vez mais preocupado com rastreabilidade alimentar, quem e como produz o alimento consumido. “A certificação de bem-estar animal, entre outras, chancela que estamos no caminho certo. Todos ganham, não apenas os animais”, finaliza David.

 

 

FAZENDA FLOR DA SERRA

Com 1.500 vacas em lactação, a fazenda registra uma produção de 27 mil litros por dia. O volume é enviado à Betânia Lácteos, também de propriedade da família Girão, que juntamente a 3.500 produtores abastece todo o Nordeste. Sua linha de produtos inclui leites pasteurizados e longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, doce de leite, leite em pó, creme de leite e leite condensado.

Fonte: David Girão


 IDEAGRI NA FAZENDA FLOR DA SERRA

Confira o depoimento de Daniel Girão sobre o Sistema IDEAGRI:

"O IDEAGRI é uma ferramenta magnífica. Ainda não vi igual."

 

 


  

 Ideagri