Segundo uma pesquisa realizada pela TNS Research, baseada em empresas de 11 países, quem adota inovações como sistemas de gestão e organização de dados tem um crescimento até 53% maior do que quem não investe nessas tecnologias. Isso sustenta uma realidade que tem se tornado cada vez mais clara nos últimos anos: o controle eficiente das informações e o acesso a relatórios confiáveis são fundamentais para garantir a eficácia da tomada de decisões.
E você? Conhece realmente os indicadores mais importantes de uma propriedade?
Sabemos que a utilização de sistemas impacta positivamente diversas áreas da atividade, porém, vamos focar em quatro pontos principais: otimização do registro de informações no campo, validação, recebimento de dados e lançamentos avançados, consulta rápida a informações e análise detalhada de dados.
O IDEAGRI Corte possui soluções que aprimoram todos estes quatros momentos, além de uma equipe de suporte altamente qualificada, focada na excelência do atendimento e na busca constante do aprimoramento do sistema.
Com o IDEAGRI Coletor e o IDEAGRI IATF Desktop, este último tendo como foco a prestação de serviços em IATF, você terá, na primeira etapa, benefícios como a padronização das informações e também o aumento da agilidade nos registros.
Após o lançamento dos dados no campo, você poderá validá-los e recebê-los no sistema IDEAGRI Desktop. Com isso, será possível armazenar e visualizar as informações, acompanhando as rotinas da propriedade (otimização da visão global da propriedade), e resguardar seus dados utilizando o envio de backups para a nuvem (segurança das informações). Além disso, também será possível realizar lançamentos avançados, como o agrupamento de animais, estações de monta, dentre outros.
Como você já possuirá as informações registradas será possível sincronizá-las e consultá-las no IDEAGRI App, o que lhe permitirá ter os dados na palma da mão (fácil acesso às informações), contribuindo com a tomada de decisões no cotidiano.
Agora, caso o momento exija uma análise mais detalhada das informações, é possível utilizar os relatórios avançados do sistema IDEAGRI Desktop e das plataformas IDEAGRI Web e IDEAGRI IATF Web para obter índices fundamentais para a atividade, como o Ganho de peso, Número de bezerros desmamados, Taxa de concepção, dentre vários outros.
Os relatórios lhe possibilitam visualizar a real situação da propriedade, acompanhar o rebanho de forma geral ou individual e até mesmo aperfeiçoar a gestão econômico-financeira, através da avaliação dos custos e o controle do fluxo de caixa.
Existe um ponto em comum em todas as etapas do processo que você acabou de ver, que faz uma grande diferença quando o assunto é ‘Gestão de informações’.
Todos os sistemas mencionados conversam entre si. O lançamento de informações no campo acontece nos sistemas IDEAGRI Coletor e IDEAGRI IATF Desktop. Com a realização dos lançamentos, os dados poderão ser enviados para a nuvem e, depois, recebidos. Após a validação, recebimento e complementação das informações no sistema IDEAGRI Desktop, é possível visualizá-las no IDEAGRI App e emitir relatórios avançados utilizando o próprio IDEAGRI Desktop ou nossas plataformas de análises.
Este processo lhe permite aperfeiçoar todas as etapas envolvidas no registro e análise de dados, expandindo a gama de informações disponíveis para facilitar a tomada de decisões. Ter acesso aos indicadores chave da sua atividade faz toda a diferença. Falando nisso, como anda a taxa de desfrute por aí?
Ao pensarmos em um Software de gestão, o lançamento de dados é a primeira coisa que nos vem à mente. Porém, grande parte do impacto positivo que eles geram está concentrada na análise dos dados lançados.
Ter relatórios completos e que possam ser adequados à realidade da propriedade através de filtros, é fundamental para a utilização eficaz de um sistema de controle de informações. Através deles, é possível obter taxas e informações de forma rápida, facilitando a análise complexa de dados do rebanho de corte.
A taxa de desfrute, por exemplo, é um indicador valioso para a atividade. Ela mede a capacidade do rebanho de gerar excedente e também o seu índice de produtividade. Ou seja, apresenta a produção em arrobas ou cabeças de um determinado período em relação ao rebanho inicial. Quanto maior essa taxa, maior a produção interna.
No IDEAGRI Corte, é possível realizar a avaliação deste indicador pelos relatórios Produção de arrobas, Taxa de desfrute e Arrobas produzidas por hectare.
Outros dois sinônimos de rentabilidade na Pecuária de Corte são a Taxa e o peso de desmama. Você sabe quais fatores influenciam esses indicadores?
O Pai; A Raça da mãe; O Tipo de fecundação; A relação cria/mãe, o mês e ano de nascimento e a Idade da desmama são alguns dos diversos parâmetros do relatório ‘Análises Avançadas de Desmama’, disponível no IDEAGRI.
Com ele, é possível realizar uma avaliação aprofundada destes índices, que possuem extrema importância para o sistema de produção.
E por falar em rentabilidade, você possui um controle eficaz das entradas e saídas da fazenda? Afinal, as propriedades com maior lucratividade são boas na gestão dentro e fora da porteira. Relatórios como o ‘Apuração de custos’ e o ‘Acompanhamento do fluxo de caixa’ lhe permitem tanto avaliar a situação atual das despesas e receitas, quanto conhecer o custo de produção e identificar onde estão os maiores gastos. Com essas informações em mãos, é possível planejar os próximos meses, estabelecer estratégias para redução do custo e identificar o momento certo para realizar negociações.
Esses são só alguns dos muitos indicadores que você terá à sua disposição.
A importância da gestão eficaz da informação e da utilização de softwares que impactam positivamente a atividade de forma geral se torna cada vez mais clara.
Conhecer os pontos fracos tão bem quanto os fortes faz a diferença no planejamento estratégico, e lhe permite traçar um caminho adequado à sua realidade e a suas metas. Registre as informações, analise os dados e tome decisões assertivas para que seus objetivos estejam cada vez mais próximos de você.
Apesar de importante, a pergunta que eu fiz no início da nossa conversa não é a principal. A questão essencial que o IDEAGRI Corte te ajuda a responder não é se você conhece bem os indicadores mais importantes de uma propriedade, mas sim... Como você pode transformá-los em verdadeiros diferenciais?