Muito se fala sobre a importância da internet para divulgação das empresas, produtos e serviços pela Web. Mas poucas empresas sabem utilizar isso para potencializar os negócios de forma mais completa. Entenda mais sobre as mudanças que a internet vem proporcionando nos ambientes corporativos.


Quando falamos de negócios online, sempre nos vêm à mente as empresas modernas ou lojas virtuais. Mas toda empresa precisa compreender e se adaptar. Veja algumas dicas de como seu negócio deve se alinhar com a velocidade da internet:

Seja mais rápido

Com um clique ou pesquisa, conseguimos encontrar todos seus concorrentes, de todo o mundo. Portanto, além de um bom posicionamento e uma boa marca, você precisa de velocidade. Sua equipe de vendas, por exemplo, precisa fazer uma qualificação rápida e um follow up constante, sem dar trégua para outros players do mercado.

Se aproxime pelo máximo de veículos possíveis

Não apenas para se relacionar, mas também para conhecer. A maior parte das pessoas deixam seus “rastros” pela internet. Se você conseguir mapear suas redes sociais, pontos de contato, blogs e matérias, você passa a ter inúmeras informações que vão te ajudar a compreender o cliente para se relacionar de forma mais eficaz.

Organize-se

Utilize um sistema CRM (Customer Relationship Management) que lhe ofereça formas de organizar a rotina para vender mais, sem perder negócios. Todas as oportunidades de negócio devem entrar em um pipeline para acompanhamento e follow up.

Gestão rápida na nuvem

Como as coisas andam muito rápido na internet, a gestão também deve ser rápida. Afinal, qualquer minuto perdido pode ser um negócio indo em direção ao seu concorrente. Use sistemas de informação em nuvem em toda sua empresa: financeiro, vendas (CRM), projetos, suporte, etc. Isso te dá uma gestão em tempo real, completa e menos burocrática. Saia das planilhas e dos blocos de anotação e passe a usar a internet a seu favor. Certamente essas ferramentas serão mais eficazes em todos os sentidos.

Negócios mais pessoais

Com redes sociais, ferramentas de relacionamento, suporte, e-mail, etc., você tende a ficar (pelo menos virtualmente) mais próximo dos seus clientes. Então, por que ser tão formal? Logicamente, existem negócios e negócios, mas, em grande parte dos casos, o relacionamento mais pessoal (e até informal) poderá ser o grande diferencial para você aumentar o volume de negócios.

Gestão segmentada

A internet facilita a segmentação dos públicos dos seus clientes. Você pode criar dezenas de grupos para atingir as pessoas de forma mais personalizada (de acordo com o interesse desta pessoa). Já que você tem tudo sobre o cliente (informações detalhadas, dados gerenciais, características de consumo, interesse, etc) e sobre sua empresa (dados da equipe de vendas, informações gerenciais, relatórios de desempenho), você pode segmentar e direcionar ações específicas para cada perfil. O resultado disso será muito melhor que campanhas para “todo mundo”.

A internet vem mudando a nossa forma de fazer negócios, de vender, de divulgar e nos relacionar. Ela muda nossos clientes, nossos funcionários e gestores, além de mudar, também, nossa comunicação, abordagem e direcionamento. É um movimento constante e muito rápido. Saber entender um pouco de como ela interfere no seu negócio, é fundamental para garantir um bom desempenho.

FONTE: Texto adaptado dehttp://tinyurl.com/marketing-izap