Informamos que, em consonância com nosso objetivo de MANTER O SISTEMA CONSTANTEMENTE ATUALIZADO, lançamos a nova versão do IDEAGRI, repleta de novidades. Agradecemos a todos que colaboram com sugestões, a partir das quais podemos continuar crescendo e evoluindo! Destaques da Versão 256:  'Lance horas homem, confira totais e médias, imprima o relatório e acompanhe os resultados da apuração de custos', 'Apuração de custos: no relatório resumido por período, acompanhe os custos por hectare', 'Mapa de saídas: acompanhe as saídas de estoque filtrando por safra e a quantidade média do produto consumida por hectare', 'Tela Ordem de saída: use o lançamento direto de dados padrão para otimizar a rotina de saída de estoque', 'Dinâmica de rebanho: emita o relatório personalizando as categorias a serem consideradas', 'Listas de animais baixados e vendidos: entenda as informações mostradas e otimize a consulta', 'Taxa de prenhez: emita o relatório considerando saídas proporcionais do PEV em cada intervalo', 'Produção total de leite: confira, no relatório, a produção por matriz, em tabelas e gráficos', 'Linhas para preenchimento adicional: confira a praticidade do Controle Leiteiro e da Avaliação Reprodutiva', 'Novidades na importação de dados de planilhas' e muito mais. Confira a lista completa das novidades, bem como as dicas detalhadas, criadas para você obter o máximo de desempenho da atualização.


Confira as opções para o download da nova versão:

Para obter o instalador em 1 arquivo, clique no link para baixá-lo e, ao final do processo, execute o arquivo:

Imagem https://www.ideagri.com.br/siteideagridados/Ideagri256.exe 

Para obter o instalador em 3 arquivos (conexões mais lentas), veja a dica com as instruções:

ImagemInstalador do IDEAGRI, dividido em 3 arquivos


ATENÇÃO: Além de atualizar a versão, é necessário atualizar a(s) chave(s) de acesso.+ 


Área

Item

Descrição

Agricultura
Hora homem/Hora máquina

Lance horas homem, confira totais e médias, imprima o relatório e acompanhe os resultados da apuração de custos

LinkConfira como fazer o lançamento da quantidade de horas homem separadamente das horas máquina. Verifique que a Tela 'Homem/Máquina' apresenta totalizadores para os dados carregados no grid e permite a emissão de relatório diretamente da tela, exibindo os dados filtrados. O Campo 'Observação', disponível para cada lançamento, dá flexibilidade para inclusão de comentários personalizados. Leia a dica e otimize a rotina de registro das horas homem, assim como o acompanhamento da apuração dos custos dessa rotina. 

Clique aqui e  confira a dica completa! 

Apuração de custos

Apuração de custos: no relatório resumido por período, acompanhe os custos por hectare

Link

A versão resumida por período, do relatório 'Apuração de custos', apresenta a avaliação do total por hectare, após as análises de total por unidade, percentual em relação ao custo total e total geral. A informação é especialmente relevante para os controles agrícolas. Para a obtenção do dado, basta informar as áreas agriculturáveis dos centros de custos selecionados para a emissão do relatório.

Clique aqui e  confira a dica completa! 

Projeto, manejo e tarefa e Painel gestor

O valor informado para a 'Área agricultável' no cadastro de 'Centro de custos ' passa a ser automaticamente carregado na criação de 'Projeto, manejo e tarefa':

Imagem

 

Imagem

Detalhamento da tarefa

Os cálculos das quantidades totais previstas, no detalhamento das tarefas, passam a ser automaticamente realizados, a partir da quantidade por hectare informada e da área 'Área agricultável' do centro de custos:

Imagem

Inserção do campo 'Responsável' pela atividade, no detalhamento da tarefa:

Imagem

Para que os responsáveis fiquem disponíveis, a opção 'Responsável pela atividade (Agricultura)' deve estar selecionada no cadastro da pessoa:

Imagem
Estoque
Mapa de da saída

Mapa de saídas: acompanhe as saídas de estoque filtrando por safra e a quantidade média do produto consumida por hectare

Link

Ao gerar o Relatório 'Mapa de saídas', o usuário pode selecionar que seja visualizada a modalidade ‘Com categoria’ (que se refere à classificação do produto) ou que seja visualizada a ‘Quantidade/ha’ (que se refere ao consumo de cada produto em relação à área agriculturável do centro de custo). A seleção permite diferentes abordagens na auditoria das saídas de estoque. 

Clique aqui e  confira a dica completa!

Ordem de saída

Tela Ordem de saída: use o lançamento direto de dados padrão para otimizar a rotina de saída de estoque

Link

A rotina de saída de estoque é fundamental para a garantia da consistência do inventário da propriedade. O Sistema IDEAGRI contempla, na Tela 'Ordem de saída', um aplicativo prático para o preenchimento otimizado de dados comuns a diversas saídas de estoque. Veja, nesta dica, como usar a ferramenta e agilize seus lançamentos.

Clique aqui e  confira a dica completa!

Gestão e cadastros
Patrimônio

 Inserção da busca pela descrição. no cadastro de patrimônios:

Imagem

Pessoas

Inserção da busca pelo nome e pelo nível de acesso. no cadastro de pessoas: 

Imagem

Pagamentos e recebimentos

Possibilidade de informar conta bancária ou de tesouraria, tanto em pagamentos quanto recebimentos, sem informações adicionais (como data de pagamento, por exemplo):

Imagem

Rebanho
Base de touros
 Os dados de touros leiteiros foram atualizados na base de reprodutores.

O banco completo, na versão anterior, possuía 386.970 touros.
A nova versão apresenta 454.051 reprodutores.
O acréscimo foi de 67.081 touros.
Foram acrescentados:
- Novos touros Holandeses 58.886 – Novo total: 391.052
- Novos touros Jersey 5.692 – Novo total: 37.904
- Novos touros Pardo Suíço 2.503 – Novo total: 22.493

Relatório dinâmica de rebanho

Dinâmica de rebanho: emita o relatório personalizando as categorias a serem consideradas

Link

O relatório apresenta a dinâmica de movimentações, no período avaliado considerando categorias por idades, que podem ser configuradas de acordo com cada sistema de produção. Além desta opção o relatório apresenta o comparativo por categorias do sistema (produtiva e reprodutiva), nas datas inicial e final, a análise das baixas e vendas por motivo e por tipo de baixa considerando as categorias por idade, baixa e vendas por motivo pelas categorias do sistema e o gráfico de evolução de estoque. 

Clique aqui e  confira a dica completa!

Listas de animais vendidos e baixados

Listas de animais baixados e vendidos: entenda as informações mostradas e otimize a consulta

Link

O Sistema IDEAGRI contempla diversas listas que permitem o acompanhamento preciso dos dados das fazendas. Dentre elas, estão as listas de animais baixados e animais vendidos. O relatório de baixa mostra todos os animais nesta situação e relatório de venda apresenta aqueles associados à venda (em rotina específica do sistema). As colunas das listas trazem dados relevantes que auxiliam no monitoramento e tomada de decisão do gestor. Conheça os detalhes dessas listas e otimize as consultas às movimentações de baixa e venda.

Clique aqui e  confira a dica completa!

Novas opções em relatórios

Linhas para preenchimento adicional: confira a praticidade do Controle Leiteiro e da Avaliação Reprodutiva

Link

Praticidade na coleta e avaliação dos resultados dos controles leiteiros e das avaliações reprodutivas. O Sistema IDEAGRI contempla um aplicativo que permite a adição de linhas em branco ao final dos Relatórios 'Controle Leiteiro' e 'Avaliação da situação reprodutiva'. Nesta dica, saiba como utilizar a prática ferramenta!

Clique aqui e  confira a dica completa!

Produção
Novidades diversas em importações

Importação de dados: confira as rotinas disponíveis e obtenha as planilhas base

Link

O Sistema IDEAGRI contempla a possibilidade de importação de dados (através de planilhas em Excel) em diversas rotinas. O aplicativo agiliza os lançamentos evitando o retrabalho e possíveis falhas no processo de inserção dos dados. Nesta dica, tenha acesso às planilhas base (no formato adequado para a importação) das rotinas: Identificação eletrônica / SISBOV, Pesagem corporal, Importação de pesagem, Controle leiteiro, Desmama e desaleitamento, Análise de leite e Aplicação. 

Clique aqui e  confira a dica completa!

Relatório produção total de leite

Produção total de leite:conheça os relatórios que mostram resultados em tabelas e gráficos

Link

No Sistema IDEAGRI é possível lançar a produção total, especificando a quantidade de leite fornecida para comercialização, recria, funcionários e outros fins. Na produção destinada aos funcionários, há a opção de se especificar as pessoas. Todos os dados lançados poderão ser visualizados através de diversos relatórios do Grupo 'Produção total de leite', que apresentam as informações: detalhadas por período, consolidadas por dia, consolidadas por mês e consolidadas por funcionários. Confira aqui como é feita a geração dos relatórios e saiba qual dica tem as orientações detalhadas para o lançamento dos dados.

Clique aqui e  confira a dica completa!

Reprodução
Relatório taxa de prenhez

Taxa de prenhez: emita o relatório considerando saídas proporcionais do PEV em cada intervalo

Link


Conheça a modalidade do Relatório 'Taxa de prenhez': Considerando aptidão no período. A taxa de prenhez, um índice de grande relevância na pecuária leiteira, é calculada através de um processo de alto grau de complexidade, sendo influenciada pelas características do sistema de produção. No Sistema IDEAGRI, o usuário conta com opções de análise diversificadas para o mesmo cálculo: por intervalo de 21 dias, por intervalo de 21 dias considerando aptidão no período (que será o objeto da dica) ou por amostragem.

Clique aqui e  confira a dica completa!

Sanidade
Microorganismos

Inclusão de microorganismo para o lançamento de cultivo, na rotina de mastite:
- Citrobacter freundii
- Escherichia coli
- Fungo
- Levedura
- Micrococcus spp
- Micrococcus ssp
- Proteus ssp
- Protoheca ssp
- Providência ssp
- Serratia marcerans
- Staphylococcus chromogenes
- Staphylococcus cohinii
- Staphylococcus epidermidis
- Staphylococcus haemoliticus
- Staphylococcus hyicus
- Staphylococcus saprophyticus
- Staphylococcus warneri
- Staphylococcus xylosus
- Streptococcus bovis
- Streptococcus uberis

Princípios ativos

Inclusão de princípios ativos:
- Marbofloxacinatildipirosina
- Tildipirosina

Gerador de relatórios
Inserção de campos
 Para que o animal tenha seu peso ajustado às idades padrão de 205, 365 ou 550 dias, é necessário que existam pelo menos duas pesagens nos intervalos:

- 205 dias: de 145 a 300 dias
- 365 dias: de 300 a 638 dias
- 550 dias: de 300 a 730 dias

 

IMPORTANTE: O 'PESO AJUSTADO AOS 205 dias' é diferente do campo 'PESO CORRIGIDO AOS 205 dias', também disponível no gerador de relatórios. O campo 'PESO CORRIGIDO AOS 205 dias' é calculado com base em regras específicas da ABCZ e requer desmama e pesagem relacionada à desmama. 

 

Para ilustrar a forma de cálculo, vamos usar um exemplo para o peso ajustados aos 550 dias.

1) Pesagem aos 420 dias – Diferença em relação a 550 dias = 130 dias – Peso: 400 kg
2) Pesagem aos 600 dias – Diferença em relação a 550 dias = 50 dias – Peso: 490 kg

A diferença em dias entre as pesagens existentes é de 180 dias. Para calcular o ganho médio diário:
- Calculamos a diferença de peso no período: 490 – 400 = 90 kgs
- Dividimos a diferença pelo número de dias entre as pesagens: 90/180= 0,5 kg

Para estimar o peso aos 550 dias, basta pegar a menor diferença em dias, em nosso exemplo 50 dias e multiplicar pelo GMD: 50 x 0,5 = 25 kg.


Como a pesagem mais próxima de 550 dias foi a após os 550 dias, basta subtrair, do peso aos 660 dias o valor de 25kg: temos assim, o peso ajustado de 465 kg.

Imagem

Se a pesagem mais próxima da referência for a anterior, o raciocínio é o mesmo, porem o valor encontrado deverá ser somado ao peso anterior à data de referência.

Veja o exemplo de um relatório criado com o campo, no gerador de relatórios:

Imagem

 

 

 

logo