Confira como fazer o lançamento da quantidade de horas homem separadamente das horas máquina. Verifique que a Tela 'Homem/Máquina' apresenta totalizadores para os dados carregados no grid e permite a emissão de relatório diretamente da tela, exibindo os dados filtrados. O Campo 'Observação', disponível para cada lançamento, dá flexibilidade para inclusão de comentários personalizados. Leia a dica e otimize a rotina de registro das horas homem, assim como o acompanhamento da apuração dos custos dessa rotina.

 

Para facilitar a compreensão da rotina, dividimos o conteúdo nas etapas:  

1 Lançamento dos apontamentos

1 Emissão do relatório 'Hora homem / Hora Máquina' 


1 Lançamento dos apontamentos

Acesse o Menu 'Projetos e Agricultura', Botão 'Homem/Máquina. 

menu-projetos-agricultura.jpgseta.pnghorahhoram.jpg

Clique em incluir para iniciar o lançamento. Ao preencher os dados referentes ao apontamento, observe que existem as células de preenchimento referentes à máquina (marcadas em verde na imagem) e aquelas referentes ao operador (marcadas em azul na imagem). 

Img

Dados referentes à máquina 

  • Máquina: informe a máquina utilizada. Atenção: é necessário cadastrar, anteriormente, a máquina, na Tela 'Patrimônio', no Menu 'Cadastros'.
  • Implemento: associe o implemento utilizado, se houver.
  • Início h.: Horímetro/Odômetro inicial.
  • Fim ho.: Horímetro/Odômetro final.
  • Qtd. M.: quantidade de horas trabalhadas pela máquina. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, em função dos dados informados nos Campos 'Início h' e 'Fim ho'.
  • Vru. M.: valor unitário (em reais) da hora máquina. Este valor poderá ser determinado manualmente pelo usuário ou calculado automaticamente pelo sistema. Em relação à segunda opção (cálculo automático), para maiores informações, acesse a dica:

INTEGRE, AUTOMATICAMENTE, LANÇAMENTOS DE HORA HOMEM / HORA MÁQUINA COM O RELATÓRIO 'APURAÇÃO DE CUSTOS'

Dados referentes ao operador (hora homem)

  • Pessoa: funcionário responsável pela operação do maquinário. Observação: é necessário cadastrá-lo, no menu 'Fazenda', botão 'Pessoa', selecionando a opção 'Hora homem/operador de máquinas'.
  • TMO: controle, neste campo, o tipo de mão de obra. As opções são: presente, folga, falta e férias.
  • At.: caso tenha marcado, no campo 'TMO', a opção 'Falta', utilize este campo para identificar se houve, ou não, a apresentação de atestado.
  • Qtd. H.: informe a quantidade de horas homem referente ao apontamento.
  • Hora ex.: em caso de horas extra, utilize este campo para registrar a quantidade.
  • Vru. H.: valor unitário (em reais) da hora homem. Caso especificado no cadastramento do funcionário (na tela 'Pessoa') este campo será preenchido automaticamente.

Dados gerados pelo sistema após o preenchimento

  • Qtd/ha: quantidade de horas trabalhadas por hectare. Caso o usuário tenha preenchido, no cadastramento do centro de custos, o campo 'Área agricultável', o sistema faz a relação de horas trabalhadas por hectare, distinguindo HM-HH.
  • R$/ha: relação entre o valor unitário de hora máquina e a área agricultável (em hectares) do centro de custos escolhido no momento do lançamento.

Observações:

- Utilize o campo 'Obs.' para inserir quaisquer informações adicionais ao lançamento de hora homem/hora máquina.

- Utilize o campo Img para acessar a tela 'Ordem de saída' e associar, ao lançamento de hora máquina/hora homem, a saída de algum insumo em estoque.


1 Emissão do relatório 'Hora homem / Hora Máquina'

Utilize os filtros presentes na Tela 'Homem/Máquina' para gerar, no grid central, os dados desejados. No rodapé da tela, será exibido um totalizador referente aos lançamentos listados.

Img

Para analisar os dados, em formato de relatório, basta clicar em 'Imprimir'. Observe o exemplo abaixo:

Img