Controle de forma mais eficiente, completa e precisa as programações de IATF / TETF. A rotina permite associar, de forma coletiva, as matrizes às programações, registrar perdas, controlar desempenho de protocolos hormonais por uso e muito mais.

A dica aborda os seguintes tópicos:

Cadastramento de protocolos hormonais: nesta rotina, é possível o cadastramento dos hormônios que compõem o protocolo. O usuário poderá informar a dosagem hormonal, o fabricante do princípio ativo e nos casos de implantes, o número de ordem de utilização.

Cadastramento das programações de IATF / TETF: a rotina possibilita que o usuário realize um acompanhamento completo da programação de IATF/TETF. O usuário poderá informar a data do implante (quando o mesmo for utilizado), a data da retirada e o intervalo de dias para a inseminação/TE. Nesta mesma rotina é possível discriminar os animais que foram protocolados e informar caso ocorra a perda de implantes.

Cadastramento da inseminação / transferência de embrião: ao lançar uma inseminação ou transferência de embrião, o sistema sinaliza o último protocolo hormonal associado ao animal, caso a data de inseminação / transferência esteja dentro do intervalo válido para concepção.
 


 

Cadastramento de protocolos hormonais

Para cadastrar um protocolo hormonal, acesse o menu 'Reprodução' e clique no botão 'Protocolo Hormonal'.

menu-reproducao.jpgseta.pngprotocolohormonal.jpg

Clique em 'Incluir'.

Preencha os seguintes campos:
• Descrição: neste campo, digite a identificação do protocolo hormonal.
• Observação: utilize este campo para qualquer anotação pertinente.

Para adicionar os princípios ativos, clique no botão  Imagem.
 
Imagem
 
Agora, clique em 'Gravar'.
 


 

Cadastramento das programações de IATF / TETF

Para cadastrar uma programação de IATF / TETF, acesse o menu 'Reprodução' e clique no botão 'Programação de IATF / TETF'.
 
menu-reproducao.jpgseta.pngprotocolo-hormonal.jpg


Clique em 'Incluir'.

Preencha os seguintes campos:

Dados da programação

• Setor: neste campo, selecione o setor dos animais participantes da programação de IATF / TETF.
• Nome: neste campo, identifique o nome da programação de IATF / TETF.
• Sigla: neste campo, informe a sigla da programação de IATF / TETF. O sistema valida a ocorrência de cadastros duplicados por este campo.
• Data implante: caso na programação existam animais que foram protocolados com a utilização de implante de progesterona, neste campo, informe a data da colocação do implante.
• Hora implante: caso na programação existam animais que foram protocolados com a utilização de implante de progesterona, neste campo, informe a hora da colocação do implante.
• Data retirada: caso na programação existam animais que foram protocolados com a utilização de implante de progesterona, neste campo, informe a data da retirada do implante.
• Hora retirada: caso na programação existam animais que foram protocolados com a utilização de implante de progesterona, neste campo, informe a hora da retirada do implante.
• Intervalo para Ins. após a retirada do imp.: caso na programação existam animais que foram protocolados com a utilização de implante de progesterona, neste campo, informe o intervalo para inseminação / transferência após a retirada do implante.

Utilize a área 'Filtros' para buscar os animais a serem associados a programação de IATF / TETF.  Após a utilização dos filtros, clique em 'Filtrar'.

Imagem

Na área 'Animais', selecione os animais do quadro à esquerda (disponíveis) para o quadro à direita (selecionados). Utilize o campo 'Busca' para facilitar a seleção dos animais.

Selecione os animais participantes da programação no campo 'Ação' e clique nas setas disponíveis entre os dois quadros.

Imagem

Imagem

Agora, informe o(s) protocolo(s) utilizado(s) nos animais. Caso seja utilizado implante de progesterona, selecione a opção 'Sim' em 'Implante' e informe, também, a ocorrência de perdas.

Para facilitar o preenchimento das informações, utilize a área 'Dados padrão' para o preenchimento coletivo.

Para o preenchimento coletivo, preencha os campos disponíveis na área 'Dados padrão', selecione os animais no campo 'Ação' e clique em 'Preencher'.

 Imagem

Agora, clique em 'Gravar'.

 


 

Cadastramento da inseminação

Para lançar as inseminações provenientes de protocolo de IATF, acesse o menu 'Reprodução' e clique no botão 'Inseminação / cobrição'.
 
menu-reproducao.jpgseta.pnginseminacao-cobricao.jpg

Na tela que surge, selecione os critérios de filtragem e clique em 'Filtrar'.

Os animais serão listados no grid conforme exemplificado abaixo.

Imagem 

Ao preencher o campo 'Data', o sistema sinaliza o último protocolo de IATF utilizado no animal e informado na tela 'Programação de IATF / TETF'.

Atenção: o sistema sinaliza o último protocolo hormonal associado ao animal, caso a data de inseminação esteja dentro do intervalo válido para concepção.

O intervalo para a inseminação é de 0 a 3 dias após a retirada do implante, conforme informado na tela 'Programação de IATF / TETF' (item 2). A data da retirada do implante foi 07/07/2012, sendo assim o período válido para inseminações provenientes do protocolo é de 07/07/2012 à 10/07/2012.

Esta validação foi exemplificada na tela abaixo:

Imagem 

Ao clicar em 'Gravar', o sistema exibe a seguinte mensagem:

 Imagem

Clique em 'OK'.

Ao final do processo, basta clicar em 'Fechar'.

 


 

Cadastramento da transferência de embrião

O cadastramento da(s) transferência(s) de embrião(ões) pode(m) ser realizado(s) nas telas 'Transferência de embrião' ou 'Coleta FIV / TE'.

Na dica, vamos ilustrar o lançamento na tela 'Transferência de embrião'.

Para lançar uma transferência, acesse o menu 'Reprodução' e clique no botão 'Transferência de embrião'.

menu-reproducao.jpgseta.pngtransferencia-de-embriao.jpg

Na tela que surge, selecione os critérios de filtragem e clique em 'Filtrar'.

Os animais serão listados no grid conforme exemplificado abaixo.

Caso o filtro 'Tipo - Receptora' esteja selecionado, o sistema exibirá apenas os animais classificados como receptoras.

Atenção: o sistema sinaliza o último protocolo hormonal associado ao animal, caso a data de transferência esteja dentro do intervalo válido para a implantação.

No grid, preencha os campos disponíveis.

Imagem 

Ao clicar em 'Gravar', o sistema exibe a seguinte mensagem:

Imagem 

Clique em 'OK'.

Ao final do processo, basta clicar em 'Fechar'.