Na terceira edição do Boletim Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), relativa aos dados de julho de 2018 a junho de 2019, o número de fazendas avaliadas (905) se manteve extremante representativo. Representa, aproximadamente, 22% das fazendas que utilizam o sistema de gestão Ideagri. Houve um crescimento em relação ao número de fazendas analisadas na segunda edição (891). Em relação à produção diária de todas as fazendas consideradas nessa terceira edição, o volume de produção manteve-se bastante relevante: 3,25 milhões/dia. No acumulado de 12 meses, esta edição representa 1,28 bilhão de litros por ano, ou cerca de 4% da produção anual nacional de leite. Os dados representam a análise de mais de 245 mil matrizes (novilhas e vacas).
Nesta edição trazemos uma novidade: uma análise da qualidade do leite, a partir de contagem de Células Somáticas (CCS). A conclusão é muito importante: há uma ligação direta entre a qualidade do leite e as fazendas mais bem pontuadas no IILB.
Fundamentado em um número significativo de fazendas, amplamente distribuídas pelo país, e em dados coletados por um sistema confiável, o IILB é um indicador unificado - uma nota de 0 a 10 - calculada com base em 12 parâmetros produtivos, reprodutivos e sanitários, com limites personalizados por perfis de rebanho, que permite ranquear todas as fazendas consideradas dentro de uma mesma base comparativa.
Com atualização trimestral e divulgação aberta, o IILB é um balizador de referência da eficiência zootécnica de fazendas brasileiras, especialmente para os produtores com bom grau de tecnificação.
Se você já está cadastrado(a), CLIQUE AQUI.