Localizada em Três Corações, a 300 km de Belo Horizonte, a Fazenda Campestre parece ter a resposta para essa pergunta. Na propriedade, a Taxa de Prenhez em vacas é de 31,66%, o melhor resultado dentre as fazendas avaliadas na edição número 11 do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), o que conferiu à Campestre destaque no suplemento que acompanha a edição 11 do IILB, o “Campeãs do Leite”.

A eficiência reprodutiva consiste em tornar a vaca gestante o mais rápido possível após o período de espera voluntária. Para se ter uma ideia do quão eficiente é a taxa de prenhez na Fazenda Campestre, a média registrada nas propriedades que integram o Top 10% do IILB é de 25,38%. O desempenho é ainda mais surpreendente quando a comparação é feita com a média geral de todas as fazendas que fazem parte do estudo, que é de 17,19%.

A pecuária leiteira é a única fonte de renda da família do Sr. Dalton Ribeiro Pereira, fundador da Fazenda Campestre. Hoje, a propriedade é administrada pelo filho do Sr. Dalton, Carlos Alberto Gonçalves Pereira, que já trouxe a terceira geração da família para participar da gestão da fazenda. Seu filho, Lucas Pereira, é médico veterinário e responsável pelo manejo reprodutivo na propriedade.

Lucas conta que o segredo para se ter uma Taxa de Prenhez tão eficiente é acompanhar os animais de perto: “A primeira inseminação é sempre IATF. Se a vaca repete o cio, ela é inseminada novamente e, caso venha vazia, repetimos o protocolo. Também fazemos seleção sobre reprodução. Vacas com histórico de muitos problemas, principalmente genéticos, são descartadas”, diz.

A Taxa de Prenhez pode ser considerada como a ferramenta mais eficiente para monitorar o desempenho reprodutivo das vacas e deve sempre ser respaldada por uma boa gestão, para que haja equilíbrio entre o desempenho zootécnico e o resultado financeiro.

No período avaliado pelo IILB, a produção de leite registrada na Fazenda Campestre foi de, aproximadamente, 7,3 mil litros de leite por dia. O rebanho é de Perfil 1 (predominância de genética europeia) e a produção média de leite por vaca é de 31 litros por dia. Já o sistema de produção para as vacas em lactação é o Compost Barn.

Quer comparar sua produção com as fazendas mais produtivas de sua região? Acesse https://simulador.ideagri.com.br/ e faça uma simulação, gratuitamente. Descubra quanto mais você pode lucrar na pecuária de leite.