Como resultado de um trabalho iniciado em setembro de 2018, a Fazenda Barreiro Alto, localizada em Sete Lagoas (MG), tornou-se, em 2020, uma das 100 maiores produtoras de leite no Brasil. A propriedade, que tem uma média de 15.300 litros por dia, está no Top 100 MilkPoint 2020, levantamento realizado anualmente pelo portal MilkPoint desde 2001.

Além da Barreiro Alto, outras 10 fazendas usuárias do Software Ideagri também ingressaram no último ranking Top 100 Milk Point. "Com a entrada dessas propriedades, o Sistema Ideagri alcança a maioria absoluta entre as 100 maiores produtoras de leite brasileiras”, celebra Heloise Duarte, CEO da Ideagri. “Crescemos 16% sobre o Top 100 2019”, diz a empresária.

O projeto da Barreiro Alto ainda está em andamento e é ambicioso. Dos cerca de 200 animais que possuía, há quase dois anos, a fazenda saltou para 880 animais hoje, sendo 500 vacas em lactação. Segundo o veterinário João Paulo Pereira de Oliveira, a meta é atingir 1.300 animais até o final desse ano. “Projetamos um aumento de produção diária de leite de 20%”. Os planos preveem nova expansão para 1.740 animais em 2021, sendo 1.400 vacas em lactação. “Quem trabalha com leite precisa ter escala, uma vez que as margens são apertadas”, comenta ele.

Ele ressalta, todavia, que enquanto promovia a expansão das instalações e do rebanho, a Fazenda Barreiro Alto procurou também ganhar eficiência e qualidade. “É inviável gerir de forma adequada um rebanho de quase 900 animais sem o auxílio de um software de gestão”, diz Oliveira. Ele usa diariamente o Software Ideagri desde 2013 para monitorar indicadores de saúde, produtivos e reprodutivos. “As vacas não olham o calendário, dão leite todo dia, até no Natal”, brinca ele.

“Como as variáveis que impactam a produtividade de uma fazenda de leite são muitas, precisamos ter informação correta e de forma rápida. O que não ocorre quando usamos planilhas ou sistemas defasados, que nos roubam o tempo que deveria ser usado para cuidar da fazenda e dos animais.”, diz ele. “Com a integração de dados e relatórios gerados pelo Ideagri, conseguimos monitorar rotinas, verificar dados como taxa de prenhez, de concepção e de serviço, identificar falhas no manejo, agir e corrigir qualquer problema na hora”, exemplifica Oliveira.

 

João Paulo Pereira de Oliveira