Use a ferramenta 'Manutenção de Patrimônio' para acompanhar manutenções corretivas, preventivas, preditivas ou produtivas. A previsão do momento das manutenções é calculada automaticamente, conforme as configurações inseridas no sistema, e lembretes específicos são exibidos na Agenda de Eventos. Confira nesta dica como definir a sua estrutura de gerenciamento de manutenções.
A dica está dividida em tópicos
GERAL
ITENS DE MANUTENÇÃO
MODALIDADE
TIPO
CÁLCULOS AUTOMÁTICOS
ITENS DE MANUTENÇÃO - COMPLEMENTO
AGENDAMENTOS
NOVOS ITENS DE MANUTENÇÃO
AGENDAMENTO - COMPLEMENTO
EFETIVAÇÃO DE AGENDAMENTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEITOS DE TIPOS DE MANUTENÇÃO
GERAL
Para incluir uma 'Manutenção de patrimônio', acesse, no menu 'Agricultura', o botão:
A primeira tela é a 'Listagem', que exibirá os patrimônios para os quais já foram cadastradas manutenções, caso existam, após a filtragem (botão 'Filtrar'). Para incluir uma nova manutenção, clique em 'Incluir':
Na tela que surge, que é o cadastro propriamente dito, selecione, na área GERAL: Patrimônio* (preenchimento obrigatório)
Os patrimônios disponíveis são os ativos, previamente cadastrados, de todos os tipos, para os quais ainda não exista uma manutenção cadastrada. Caso o patrimônio já tenha tido alguma manutenção cadastrada, para incluir novos itens de manutenção, basta consultar o cadastro da manutenção deste patrimônio e incluir os novos itens desejados.
ITENS DE MANUTENÇÃO Na área ITENS, clique, em '+':
Após clicar em '+', será incluída uma linha no grid da área ITENS, para a inclusão das informações da manutenção:
As informações são:
- Descrição (preenchimento obrigatório)
- Atividade (com acesso às atividades do tipo manutenção, padrão do sistema):
- Corretiva
- Preventiva
- Preditiva
- Produtiva
No final da dica, apresentamos os conceitos de cada tipo de manutenção.
- Único (o agendamento da manutenção será apresentado com um item único)
- Recorrente (novos agendamentos serão recalculados, de acordo com a periodicidade informada, tão logo os anteriores sejam concluídos).
- Data
- Hora
- Km
Os tipos 'Hora' e 'Km' somente estarão disponíveis, caso o patrimônio seja do tipo máquina e, em seu cadastro, o tipo de apuração tenha sido informado.
Exemplos de recortes, dos cadastros de patrimônios, com os dois tipos de apuração:
- Hora:
- Km:
Nestes casos, ao selecionar o patrimônio, as campos 'Tipo' e 'Medida atual' são automaticamente preenchidos:
Veja o recorte da tela 'Manutenção de patrimônio', para um patrimônio do tipo máquina, com o tipo de apuração 'Hora':
E com o tipo de apuração 'Km':
CÁLCULOS AUTOMÁTICOS
O campo 'Medida atual' é atualizado automaticamente, a partir dos lançamentos feitos na rotina Homem/Máquina.
A previsão do momento da manutenção, para as modalidades 'Hora' e 'Km' será, também, calculada com base nos lançamentos feitos na rotina Homem/Máquina.
ITENS DE MANUTENÇÃO - COMPLEMENTO
- Frequência (só ficará disponível se o tipo for 'Recorrente')
- Uni. (Unidade) calculada automaticamente
- Antecedência – este parâmetro define a partir de qual momento o agendamento da manutenção será exibida na 'Agenda de eventos'
AGENDAMENTOSApós preencher os campos, basta clicar em ENTER ou TAB. Será, então, criada, automaticamente, uma linha no grid, da área AGENDAMENTOS:
Nesta linha, preencha:
'Previsto' (no caso das manutenções recorrentes, este campo só será preenchido para o primeiro agendamento, para os demais, será calculado automaticamente, a partir da frequência).
Importante: como este campo, em função do tipo, pode contemplar datas, horas ou quilômetros, no caso de data, a máscara não pode ser previamente carregada. Assim, sempre digite as datas no formato dd/mm/aa, incluindo, também, as barras. Se a data for digitada em qualquer outro formato, o sistema emitirá uma mensagem de alerta:
Ao informar a previsão, o campo 'Faltam' é calculado automaticamente:
NOVOS ITENS DE MANUTEÇÃO
Para cadastrar mais um item de manutenção, clique, novamente, na área ITENS, em '+'. Na nova linha que surge, no grid, informe os detalhes da nova manutenção e confirme (TAB ou ENTER). A linha do agendamento será criada automaticamente. Vamos repetir o processo, ilustraremos, agora, uma manutenção do tipo recorrente:
AGENDAMENTOS - COMPLEMENTO
Percebam que, como o tipo deste agendamento recorrente é por Hora, o cálculo do campo 'Faltam' é feito em função da medida atual:Para salvar a manutenção, clique em 'Gravar'.
EFETIVAÇÃO DE AGENDAMENTOS
No momento em que a manutenção for realizada, basta consultar o cadastro da manutenção de patrimônio e preencher o campo 'Realizado'.
Opcionalmente é possível informar:
- Observação
- Responsável (com acesso ao cadastro de funcionários)
Após, informar os dados, caso a manutenção seja do tipo recorrente, ao concluir uma agendamento, o próximo é automaticamente calculado:
FICHA TÉCNICA
Todas as manutenções agendadas e/ou realizadas ficam disponíveis em relatório específico, que pode ser acessado o pelo botão 'Ficha Técnica' (tanto da tela de listagem quanto do cadastro da manutenção). Para emitir a ficha técnica da listagem, uma manutenção deve ter o campo 'Ação' marcado:
Veja o exemplo do relatório:
CONCEITOS DOS TIPOS DE MANUTENÇÃO
Manutenção Corretiva
Este método consiste em uma situação não planejada para a execução da manutenção. A intervenção somente irá ocorrer quando o equipamento perder a sua função. A manutenção corretiva também é conhecida como “Run To Failure” (RTF), que significa “operar até quebrar”.
Manutenção Preventiva
A Manutenção Preventiva consiste na aplicação de um programa regular de inspeção, ajustes, limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração e reparo de componentes e equipamentos. Este método é conhecido como manutenção baseada no tempo, sendo aplicada sem considerar as condições do equipamento.
Manutenção Preditiva
A Manutenção Preditiva é também conhecida como manutenção baseada na condição, com a utilização de técnicas de inspeção é possível monitorar a evolução do estado do equipamento e atuar no momento mais adequado.
Manutenção Produtiva (Proativa)
A Manutenção Produtiva aplica inúmeras técnicas e ferramentas de análise para alcançar níveis de desempenho superior das máquinas e equipamentos. Neste método a manutenção deve atuar em todos os estágios da vida de um equipamento, podendo ser aplicado em conjunto com os métodos anteriores, procurando o aumento da confiabilidade.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbSEAG/tipos-manutencao