O Sistema IDEAGRI Desktop permite que o usuário crie tipos de medidas e as organize em esquemas para lançamentos coletivos de dados, de acordo com demandas específicas. Através do 'Esquema de medidas', é possível copiar as criações personalizadas para determinada fazenda a fim de transferi-las a outros bancos de dados. O conteúdo pode ser salvo em arquivo, para que a customização seja aplicada a outra (s) fazenda(s), na mesma máquina ou, se necessário, em outras máquinas, nas quais o sistema esteja instalado. Há, também, a possibilidade de utilizar esquemas de medidas disponíveis no site do IDEAGRI. Nesta dica, confira o processo de réplica de esquemas de medidas.
Sobre o lançamento de medidas combinadas, com base nos esquemas de medidas, confira a dica:
Dicas relacionadas:
- Parametrize os tipos de medidas do rebanho e garanta a consistência dos dados - Clique e acesse
- Esquemas de medidas do rebanho: monte composições personalizadas e otimize lançamentos - Clique e acesse
A dica está dividida em tópicos:
Biblioteca de esquema de medidas
ACESSO
Para copiar esquemas de medidas de autoria do usuário, é necessário que a fazenda onde estão gravados os registros, esteja sendo utilizada.
Acesse o Menu 'Produção'.
Clique em ‘Esquema de medidas’
EXPORTAÇÃO
Na tela ‘Esquema de medidas’, clique em ‘Filtrar’.
Com o botão direito do mouse, clique sobre o esquema de medidas a ser exportado.
No menu flutuante que surge, além da Opção 'Exportar', que gera a listagem dos relatórios do grid em *csv, será exibida a opção para a exportação do esquema de medidas ‘Criar zip para exportação’. Esta opção permite que os esquemas de medidas sejam salvos em arquivos e sejam copiados para outras fazendas, na própria máquina ou em outros computadores.
Clicando nesta opção, será possível salvar o arquivo para a importação.
IMPORTAÇÃO
Para importar o arquivo, basta acessar a tela ‘Esquema de medidas’, clicar em 'Importar' e localizar o arquivo que foi gerado no passo anterior (ou obtido na Biblioteca de esquema de medidas):
Na tela que surge, clique em 'Selecionar arquivo de relatório (zip)' e localize o arquivo.
Selecione os bancos de dados para os quais determinado esquema de medida será copiado. A seleção de fazendas pode ser feita de várias formas (sendo possível escolher uma, várias ou todas as fazendas).
Clique em ‘Importar’. Não havendo restrições, será exibida uma tela de confirmação. Finalize o processo, clicando no botão ‘Fechar’, para atualizar a lista de esquemas de medidas:
O esquema será importado com os tipos de medidas já existentes e com os novos que não existiam na fazenda de destino, inclusive, as unidades de medidas, que por ventura não existissem na fazenda, terão sido cadastradas automaticamente.
BIBLIOTECA DE ESQUEMA DE MEDIDAS
No site do IDEAGRI, estão disponíveis alguns esquemas de medidas que podem ser salvos e importados no sistema IDEAGRI Desktop.
VALIDAÇÕES
Caso o sistema identifique esquema de medida com o mesmo nome, tipos de medidas, parâmetros e unidades iguais aos já existentes, a importação não será realizada e será exibido um aviso:
Caso o sistema identifique um esquema de medida com o mesmo nome de outro esquema já cadastrado na fazenda, mas com alguma diferença, será mostrada a mensagem:
Ao clicar em ‘Sim’, será apresentada a tela para cadastrar um novo nome, para o esquema de medida a ser importado:
Caso o sistema identifique um tipo de medida com o mesmo nome de outro tipo já cadastrado na fazenda, mas com alguma diferença, seja em relação aos parâmetros ou a unidade de medida, será mostrada a mensagem:
Ao confirmar, será apresentada a tela para cadastrar um novo nome, para o tipo de medida a ser importado:
Será solicitada, também, a informação da sigla para o novo tipo de medida:
Clique em ‘OK’ e informe a sigla desejada: