O objetivo desta dica é demonstrar o agrupamento de animais no IDEAGRI, em função do resultado do teste para identificação do genótipo A2A2 da beta caseína do leite.
Introdução
A beta caseína é uma das proteínas do leite de bovinos, sendo codificada a partir de genes. Todo animal tem duas cópias de um gene (uma proveniente do pai e outra da mãe), que são denominadas alelos. A beta caseína tem os alelos A1 e A2, cuja diferença entre eles é uma mutação que altera a forma da proteína. Assim, temos a beta caseína do tipo A1 e do tipo A2.
A beta caseína A1, quando degradada no trato gastrointestinal humano, origina um peptídeo que, segundo alguns estudos, é o causador da alergia do leite que alguns seres humanos apresentam. Assim, em tese, se o leite a ser consumido não tivesse beta caseína A1, ele não seria alergênico. O leite que possui somente beta caseínas A2 é chamado de “leite A2”. Ele é produzido por vacas cujo genótipo para o gene da beta caseína é o A2A2.
Os testes para identificação dos alelos A1 e A2 do gene da beta caseína são realizados por laboratórios especializados. Os bovinos testados podem apresentar como resultado o genótipo A1A1, A1A2 ou A2A2. Com o resultado em mãos, o produtor poderá permanecer somente com os animais A2A2 na propriedade ou ordenhá-los separadamente (em sistemas de ordenha distintos) dos demais.
Texto (adaptado pela Equipe IDEAGRI): “Produção de leite A2”. Disponível em: https://goo.gl/hu7hEp
Como identificar no IDEAGRI os animais testados?
No IDEAGRI, temos duas formas de agrupar os animais pelo seu genótipo:
1) Campo específico no cadastro do animal (recomendado)
2) Criação de grupos no sistema
Campo específico no cadastro do animal
Ao cadastrar um animal, é possível escolher o tipo de genótipo que o mesmo possui:
Este campo existe em mais três partes do sistema, para facilitar filtros ou preenchimentos coletivos:
a)Mais Filtros (Geral): pode ser utilizado em telas de lançamento.
b) Alteração coletiva (Menu Animal): pode ser utilizado para preencher, coletivamente, o genótipo dos animais.
c) Gerador de relatórios (Menu Relatórios): pode ser utilizado para criar um relatório com a informação do genótipo dos animais.
Criação de grupos no sistema
No IDEAGRI, é possível criar agrupamentos de animais, identificando-os de acordo com o resultado dos testes de avaliação da Beta caseína. Basta seguir os passos detalhados abaixo.
O primeiro passo é criar um tipo de grupo específico, denominado “Beta caseína”, por exemplo. Para tal, acesse o menu ‘Animal’, tela ‘Tipo de grupo’.
Clique em ´Incluir’ e preencha o nome do tipo de grupo. Para finalizar o cadastramento, clique em ‘Gravar’.
Depois, acesse o menu ‘Animal’, tela ‘Grupo’.
Clique em ‘Incluir’ para inserir os itens, nomeando-os de acordo com os resultados possíveis para o exame da beta caseína. No campo ‘Tipo de grupo’, escolha a opção ‘Beta caseína’ (inserida no passo anterior). Marque ‘Sim’ no item ‘Ativo’. Clique em ‘Gravar’ para finalizar. Exemplo:
Associação dos animais aos grupos
Acesse o menu ‘Animal’, tela ‘Movimentação entre grupos’.
Clique em ‘Incluir’. Na área ‘Dados’, informe a data da alocação dos animais no grupo (a data da realização dos testes, por exemplo). Escolha o tipo de grupo ‘Beta caseína’ e o grupo de destino.
A seguir, na área ‘Seleção de dados’, clique em ‘Filtrar’ para listar os animais no quadro ‘Disponíveis’. Se for o caso, utilize os critérios de filtragem, ou o botão ‘Mais filtros’, para buscar apenas determinado universo de animais.
No quadro da esquerda (Disponíveis), marque os animais e movimente-os para o quadro da direita (Selecionados), utilizando o botão ‘>’.
Após a realização das movimentações dos animais, clique em ‘Gravar’. Repita o processo para os demais grupos.
Visualizando a identificação dos animais por grupo
Ao acessar o menu ‘Animal’, tela ‘Animal’, é possível visualizar a ficha de cadastro dos indivíduos, que contém os grupos associados a cada um. Observe, na imagem abaixo, que a associação do animal a um grupo de tipo ‘Beta caseína’ não interferiu na alocação dos lotes. Ou seja, desde que sejam de tipos de grupos diferentes, o animal pode estar associado a mais de um grupo.
Caso deseje obter a listagem de animais associados a determinado grupo, na própria tela animal, basta utilizar o botão ‘Mais filtros’. Na aba ‘Geral/diversos’, selecione o grupo desejado e clique em ‘Filtrar’.
No exemplo em questão, apenas os animais associados ao grupo ‘A2A2’ serão listados na tela. Veja:
A listagem dos animais associados ao grupo ‘A2A2’ também pode ser obtida nos relatórios, como no exemplo abaixo:
O usuário poderá, também, utilizar a ferramenta ‘Faixas por filtro’, no gerador de relatórios, para criar listagens de animais organizadas por grupo. Veja o exemplo abaixo:
Acesse a tela ‘Mais filtros’ (disponível no gerador de relatórios). Clique em ‘Incluir’. Escolha um nome para o filtro (o nome do grupo, por exemplo). Na aba ‘Geral diversos’, selecione o critério ‘Grupo’, montando um filtro personalizado para cada grupo de animais. Não se esqueça de gravar cada filtro incluído.
Ao final do processo, os filtros estarão disponíveis na aba ‘Listagem’.
Após a inclusão dos filtros, acesse a aba ‘Cadastros’ do relatório desejado (no exemplo em questão, foi utilizado um relatório personalizado. Para maiores informações acerca da inclusão de relatórios, acesse a dica CONFECCIONE RELATÓRIOS EXCLUSIVOS E PERSONALIZADOS NO IDEAGRI). Na área ‘Faixas por filtro’, movimente os filtros inseridos no passo anterior do quadro da esquerda para a direita, utilizando o botão ‘>’. Para finalizar o processo, clique em ‘Gravar’.
Ao visualizar o relatório, a listagem de animais estará ordenada por grupo.
Caso queira, exporte o relatório para o formato ‘csv’ (formato disponível para abertura no Excel).
Observe que, com os dados organizados na planilha, é possível empregar critérios de filtragem dos animais no Excel, de acordo com o grupo de classificação no IDEAGRI.
Utilização do grupo como critério de listagem
Nas telas de lançamentos, é possível utilizar o critério de filtragem por grupo e obter a listagem dos animais associados a determinado grupo do tipo Beta caseína. Veja o exemplo na tela ‘Controle leiteiro’:
Apenas os animais que produzem o “leite A2” foram listados na tela. O objetivo é facilitar o lançamento das pesagens de leite, para os animais ‘A2A2’ ordenhados em sistemas de ordenha diferentes. Se você utilizou a opção de informar o campo no cadastro do animal, é possível utilizar a tela de MAIS FILTROS para buscar pelos animais de um genótipo específico.