A rotina 'Alimentação do lote' permite que você indique o início de uma alimentação para um grupo pré-cadastrado no sistema Ideagri, informando os produtos que serão contemplados na alimentação dos animais e a quantidade diária dos mesmos. Os dados lançados nessa tela serão utilizados para gerar os custos de alimentação de cada animal (relatório Custo por animal). Veja mais detalhes sobre o funcionamento da rotina na dica abaixo.
FUNCIONAMENTO DA ROTINA
O processo de utilização da rotina é bem simples. Primeiramente, acesse o menu Nutrição, opção Alimentação do lote.
Nesta tela é possível incluir alimentações de lotes. O objetivo na inclusão é sinalizar o início de uma alimentação para um determinado lote. Ou seja: se eu tenho duas alimentações cadastradas para o mesmo grupo, sendo uma no dia 01/01/2021 e outra no dia 05/01/2021, o sistema entenderá que a primeira alimentação foi utilizada do dia 01/01/2021 ao dia 04/01/2021, e a segunda alimentação foi utilizada do dia 05/01/2021 em diante, até que outra alimentação seja cadastrada com uma data futura, e assim sucessivamente.
Para iniciarmos, clique em Incluir.
Os primeiros dados para preenchimento são:
- Data de início: indique a data de início da alimentação
- Tipo de grupo: selecione o tipo de grupo referente ao grupo que será escolhido posteriormente.
- Grupo: indique o grupo que receberá a alimentação que será cadastrada.
Além dos campos gerais de preenchimento, temos a lista de produtos utilizados na alimentação. Os produtos podem ser adicionados utilizando o botão " + ", localizado na parte inferior direita da tela. Para remover um produto, basta marcar a linha (campo Ação) e clicar no botão " - ", também localizado na parte inferior direita da tela.
Os campos disponíveis para preenchimento são:
- Produto: selecione o produto desejado.
- Unidade: será preenchido automaticamente de acordo com a unidade de medida principal do produto selecionado.
- Quantidade diária: informe a quantidade diária do produto, relacionada à unidade de medida principal do mesmo.
Após incluir as informações e produtos desejados, basta clicar em Gravar.
Além da inclusão de registros, também é possível duplicar alimentações que já estejam cadastradas no sistema. O objetivo desta funcionalidade é facilitar a criação de uma nova alimentação semelhante a outra que já existe no sistema.
Para realizar o procedimento, basta, na aba Listagem, filtrar pela alimentação que deseja duplicar. Depois, marque o campo ação dela:
Feito isso, clique no botão Duplicar, localizado no canto inferior esquerdo da tela. Só será possível utilizar o botão caso apenas uma linha esteja marcada.
Ao clicar nele, todos os dados, com exceção da data de início, serão importados para uma nova inclusão de alimentação. Basta que você realize as modificações desejadas e clique em Gravar para concluir o lançamento.
ANÁLISE DOS DADOS LANÇADOS
As informações lançadas nessa tela poderão ser avaliadas no relatório Custo por animal. Para mais informações, acesse a dica: Acompanhe os custos do rebanho utilizando o relatório 'Custo por animal'