Escores de teto, lançados em planilhas, podem ser importados para o Sistema IDEAGRI diretamente da Tela 'Escore de teto'. O processo pode ser feito considerando o número ou o brinco eletrônico do animal. Nesta dica, saiba como preparar a planilha dos dados que permite a importação de informações e ganhe tempo nos lançamentos. 

 


Configuração e preenchimento da planilha: para a realização da importação, é necessário que o arquivo tenha uma disposição de colunas e formatação específicas. Veja o detalhamento dos itens a serem importados e obtenha uma planilha modelo. 

Importação: na Tela 'Escore de teto', a planilha pode ser importada considerando o número ou brinco eletrônico dos animais.

Análise das inconsistências: durante o processo, o sistema gera um arquivo contemplando as linhas da planilha que não foram importadas em função de incompatibilidades existentes (ver o detalhamento dos itens). Tal arquivo salvo deve ser analisado pelo usuário que deverá ajustar as inconsistências e repetir o processo. 



CONFIGURAÇÃO / PREENCHIMENTO

Para que o arquivo seja importado, os dados devem ser organizados em planilha com colunas específicas, como ilustrado a seguir:

A tabela abaixo contempla o detalhamento dos dados a serem inseridos nas células das colunas da planilha. Para realizar o preenchimento dos dados, basta inserir as informações na planilha e salvar o arquivo no formato CSV (separado por vírgulas).

COLUNADETALHAMENTO
Número / Brinco eletrônico

A importação dos dados pode ser realizada pelo número do animal OU pelo brinco eletrônico.

DICA: a opção desejada será conforme a seleção na Tela ‘Escore de teto’: CSV por número OU CSV por brinco eletrônico.

Data

Data do registro. Na planilha, as células devem estar configuradas para o Formato ‘DATA’.

DICA: exemplos: 01/01/2016 ou 01/01/16.

AD

Escores de teto. VALORES POSSÍVEIS: '1', '2', '3', '4' e 'Perdido'. Cada valor digitado na planilha equivale a: 

1: sem anel (Nenhuma lesão de esfíncter)
2: anel liso
3: anel áspero
4: anel muito áspero (Anel protuberante na extremidade do teto)
Perdido: teto perdido

DICA: É possível lançar os escores de apenas alguns dos tetos. O sistema lhe perguntará se deseja continuar, visto que o lançamento está incompleto. Basta clicar em 'Sim' caso queira gravar o registro.

AE
PD
PE

Observação

Observação adicional sobre o lançamento. Este campo é opcional.


IMPORTAÇÃO

Para importar dos dados, acesse o Menu SANIDADE, opção ESCORE DE TETOS.

menu-sanidade.jpgseta.png

Depois, selecione o setor dos animais no Campo SETOR

A importação é realizada pelo Botão APLICAR, selecionando uma das modalidades de importação: CSV por número ou CSV por brinco eletrônico.

Veja um exemplo de importação por 'número'.

Após selecionar a modalidade de importação desejada, siga os seguintes passos:

1. Selecione a pasta ou o local onde a planilha foi salva.

2. Selecione a planilha formatada (o arquivo deve estar fechado para realizar a importação).

3. Com o arquivo selecionado, clique em ABRIR.

Os dados serão carregados na tela e poderão ser editados, se necessário. Para efetivar a importação, basta clicar em GRAVAR


ANÁLISE DAS INCONSISTÊNCIAS

Caso sejam detectadas incompatibilidades na planilha, o sistema gerará um relatório de inconsistências, para posterior conferência dos registros que não puderam ser importados. Neste caso, salve a planilha em um local de sua preferência, para análise posterior.

O processo de importação continuará normalmente, sendo possível a edição (se necessário) e gravação dos registros já validados.