A rotina 'Alteração coletiva', além de disponibilizar várias opções para atualização simultânea das informações dos animais, permite, também, atualizar os números dos animais a partir de dados importados de planilhas. O processo é rápido, pois não é necessária a digitação individual no grid, e seguro, pois, mesmo as informações importadas do arquivo serão validadas, uma a uma, no momento da gravação, impedindo duplicidade de identificação.

 

 

Para mais informações sobre a rotina 'Alterações coletivas' acess a dica 'Saiba como alterar dados cadastrais de múltiplos animais de forma coletiva'. 


Configuração e preenchimento da planilha: para a realização da importação, é necessário que o arquivo tenha uma disposição de colunas e formatação específicas. Veja o detalhamento dos itens a serem importados e obtenha uma planilha modelo. 

Importação: na Tela ‘Alteração coletiva’, a planilha pode ser importada.

Inconsistências: durante o processo, o sistema mostra quaisquer informações que não possam ser importadas. 



CONFIGURAÇÃO / PREENCHIMENTO

Para que o arquivo seja importado, os dados devem ser organizados em planilha com colunas específicas, como ilustrado a seguir:

Imagem

 

COLUNADETALHAMENTO
Número

Número atual

Número novo

Número que substituirá o anteior

 Não se esqueça que o formato acatado no processo de importação é o *.csv. Este tipo de arquivo abre normalmente no Excel - mas matenha o formato ao salvá-lo.


IMPORTAÇÃO

Para importar dos dados, acesse o Menu ANIMAL, Botão ALTERAÇÃO COLETIVA

Para utilizar a funcionalidade, o primeiro passo é carregar a planilha. Como somente serão exibidos no grid os animais contidos no arquivo, não é necessário carregar os animais no grid pela filtragem (mesmo porque, se a filtragm for feita antes de carregar o arquivo no grid, os dados serão sobrepostos, ou seja, carregue o arquivo primeiro. Depois você poderá, inclusive, fazer outros tipos de alterações, antes de gravar.) 

Clique no botão 'Alteração coletiva de números - CSV': 

Imagem 

Localize o arquivo para importação com os dados preenchidos.

1. Selecione a pasta ou o local onde a planilha foi salva.

2. Selecione a planilha formatada (o arquivo deve estar fechado para realizar a importação).

3. Com o arquivo selecionado, clique em ABRIR.

Imagem

Os dados serão carregados na tela. Perceba que uma nova coluna, chamada 'Novo número', passa a ser exibida:

Imagem

Como já comentado você pode, inclusive, fazer outros tipos de alterações. Para confirmar as alterações, clique em GRAVAR. 


INCONSISTÊNCIAS

Sempre que houver alguma inconsistência (número de animal inexistente ou novo número repetido), o sistema irá avisar, em detalhes, através de mensagens de alerta. Por exemplo:

Imagem

Clique em OK. Fazendo isso, será dada a opção de salvar um arquivo com os dados inconsitentes, para verificação posterior:

Imagem

O arquivo será, então, carregado, sem os animais que apresentaram problemas.