Sabemos que cada propriedade tem sua realidade. Algumas delas optam por lançamentos mais detalhados, nos quais também possam visualizar informações complementares sobre o animal, enquanto outras preferem realizar lançamentos mais simples, com as informações básicas. Para atender ambos os casos, o Ideagri possibilita ao usuário a personalização de telas de lançamento do sistema. Desta forma, é possível complementar as telas que você mais utiliza com informações úteis, que poderão ser visualizadas no momento do lançamento ou de uma consulta ao histórico de lançamentos da tela, além de, também, ser possível organizar as colunas como você preferir ou remover colunas que você não utiliza. Nesta dica, veja como utilizar as opções de personalização disponíveis.

 

Detalhes importantes:

  • A inclusão de novas colunas pode causar impactos no desempenho das telas. 
  • As alterações na exibição da tela ficarão gravadas no banco de dados. Alterações feitas em uma máquina que possua chave consulta (ou farol vermelho) serão perdidas no momento do recebimento/restauração de um novo backup.
  • Campos como 'Dias em lactação', 'Categoria', dentre outros, possuem duas formas de cálculo diferentes: para a exibição da coluna na tela de novos lançamentos, consideramos a data atual para buscar as informações, e para a exibição da coluna no histórico das telas, buscamos a situação do animal na data de cada um dos lançamentos.

 


Não deixe de assistir ao vídeo da rotina, que explica, de forma geral, as funcionalidades:

 

 


 

A dica está dividida em tópicos, que representam as funções disponíveis:

 

1) Configurações individuais da tela

a) Adicionar/remover colunas

b) Organizar colunas

c) Restaurar padrões da tela

2) Adicionar/remover colunas coletivamente

 


1) CONFIGURAÇÕES INDIVIDUAIS DA TELA

Com essa opção, é possível personalizar as telas individualmente. Atualmente, as telas que possuem a possibilidade de personalização são: Aptidão, Análise de leite, Aplicação, CMT, Desmama/Desaleitamento, Doença, Escore de teto, Exame, Indução de lactação, Medida, Recomendação de acasalamento, Secagem, Transferência de embrião, Inseminação/cobrição, Diagnóstico reprodutivo, Controle leiteiro, Pesagem corporal e Parto.

Para acessar as funcionalidades, basta clicar no botão 'Configurações da tela', localizado no canto inferior esquerdo das telas acima:

 

 

a) Adicionar/remover colunas

Ao clicar nesta opção, você verá os campos da tela e os campos disponíveis para inclusão. Campos que estão marcados serão exibidos, e os campos desmarcados, não. As linhas em cinza indicam as colunas que são obrigatórias para o lançamento da tela em questão, e que não podem ser desmarcadas. Os campos referentes à cada coluna são:

  • Exibir: seleção das colunas desejadas.
  • Nome da coluna: título que a coluna terá na tela.
  • Descrição: detalhes da coluna.
  • Tipo de coluna: consulta ou lançamento.
  • Exibida em: em quais abas a coluna é exibida (Novos lançamentos / Histórico).

Opções adicionais:

  • Marcar / desmarcar coletivamente: marca ou desmarca todas as colunas não obrigatórias da tela.

 

 

Caso queria incluir um dos campos disponíveis, basta marcá-lo e, caso queira remover algum dos campos que já estão sendo exibidos, basta desmarcá-lo.

Ao concluir as modificações, clique em 'Gravar'. Não é possível adicionar/remover colunas enquanto existem dados filtrados na tela.

b) Organizar colunas

Com esta opção, é possível reposicionar as colunas da tela. Ao selecioná-la, o grid será exibido de uma forma diferente. Basta clicar, segurar e arrastar a coluna para a posição desejada. Caso já existam várias colunas na tela e nem todas estejam aparecendo na exibição (devido à resolução da tela), ao arrastar um campo, é possível deixar o mouse posicionado na extremidade esquerda/direita do cabeçalho para movimentar a tela automaticamente.

 

Após concluir a organização das colunas desejadas, basta clicar em 'Gravar'. Caso queira desconsiderar as alterações realizadas, clique em 'Cancelar'.

c) Restaurar padrões da tela

Ao utilizar essa opção, os padrões da tela (colunas e organização) serão restaurados.

 


2) ADICIONAR/REMOVER COLUNAS COLETIVAMENTE

No menu 'Fazenda', opção 'Configuração', temos uma funcionalidade que permite ao usuário incluir ou remover, em várias telas e ao mesmo tempo, os campos personalizados disponíveis:

Ao clicar no botão 'Adicionar/remover colunas em telas de lançamento', duas opções serão exibidas:

  • Incluir colunas coletivamente
  • Remover colunas coletivamente

 

Após escolher a opção desejada, o sistema exibirá as colunas disponíveis para inclusão/remoção. Os campos referentes à cada coluna são:

  • Ação: seleção das colunas desejadas. Ao clicar em 'Ação', todas as colunas serão marcadas/desmarcadas.
  • Nome da coluna: título que a coluna terá nas telas.
  • Descrição: detalhes da coluna.
  • Tipo de coluna: consulta ou lançamento.
  • Exibida em: em quais abas a coluna é exibida (Novos lançamentos / Histórico).

 

 

Marque as colunas desejadas e, depois, clique em 'Selecionar telas'. Após clicar no botão, selecione as telas que terão as colunas adicionadas/removidas. Os campos referentes à cada tela são:

  • Ação: seleção das telas desejadas. Ao clicar em 'Ação' todas as telas serão marcadas/desmarcadas.
  • Nome da tela
  • Menu: módulo da tela em questão.

 

Após escolher as telas desejadas, basta clicar em 'Concluir'.