Entre tantos fatores que devem ser considerados para o planejamento de 2022, o setor do leite do Brasil deve se preparar para conviver mais intensamente com a sigla ESG. Ela vem do inglês, de “Environmental, Social and Corporate Governance”, que significa “Governança Ambiental, Social e Corporativa”. Em síntese, é uma forma de definir se as operações de uma empresa, como uma fazenda, são corretamente gerenciadas, socialmente responsáveis e sustentáveis

O conceito ganhou força nos últimos anos e é fruto do crescimento da consciência coletiva mundial de que precisamos cuidar do nosso planeta, pensando nas pessoas, no meio ambiente e na economia. A pressão já começou, consumidores mais exigentes não hesitam em boicotar as marcas consideradas danosas ao meio ambiente, organizações financeiras já avaliam empresas pelos índices ESG para definir investimentos e mudanças que aconteciam por força da legislação hoje começam a ser também estimuladas por laticínios e empresas da cadeia produtiva do leite.

Embora a sigla ESG possa parecer mais uma preocupação para os produtores, o caminho é entender o conceito ESG como oportunidade, notando-se, por exemplo, que o setor leiteiro profissional brasileiro é bastante controlado, cada vez mais sustentável e com impactos sociais benéficos. Perceber que já praticamos muitos conceitos ESG em nosso dia a dia pode estimular a adoção de ações em sua direção. A lista de atividades positivas neste sentido é grande.

Em relação ao termo governança, que nada mais é do que a gestão organizada e ética, os indicadores são evidentes. Sistemas de gestão ganham espaço crescente no mercado. Em 2021, o Ideagri cresceu em número de usuários e ganhou novas funcionalidades de gestão do negócio do leite e se tornou mais amigável e mais fácil de ser usado. 

 

Sistemas de gestão como o da Ideagri, ganham espaços crescentes no mercado

 

Para a pecuária de corte, por exemplo, a Bovitech, lançou o aplicativo Bovitech Salga, que permite o controle apurado da suplementação alimentar a pasto, aumentando o ganho de peso dos animais com o mesmo uso de espaço e recursos.

 

O aplicativo Bovitech Salga, que permite o controle apurado da suplementação alimentar a pasto

  

Na parte de sustentabilidade, o reuso da água e de outros recursos naturais são práticas em muitas fazendas. A tecnologia dos biodigestores está cada vez mais acessível e é adotada em grande número de propriedades. Por outro lado, o manejo de pastagens e outras ações relativas à nutrição animal contribuem para a redução da emissão de gases do efeito estufa. 

Além disso, o cuidado veterinário e o uso de novas tecnologias, como as soluções daOnFarm, que permite a identificação da causa da mastite em 24h, na própria fazenda, reduz o uso de antibióticos e traz segurança e qualidade para o produto final.

 

Soluções da OnFarm, permite a identificação da causa da mastite em 24h, na própria fazenda

 

Simultaneamente, o conceito do “bem-estar animal”, nascido na Europa, está avançando no Brasil. Hoje somos classificados como D (em uma escala A-G) na avaliação mundial de proteção de animais na agropecuária, com avanços nas práticas de manejo, melhorias no abate humanitário e no transporte de animais vivos. Entre os produtores mais organizados, são evidentes os ganhos de produtividade quando se observam as “cinco liberdades” dos animais (estar livre de fome e sede; de desconforto; de dor; doença e injúria; de medo e estresse e de ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie).

Em relação ao impacto social, não restam dúvidas sobre a importância da cadeia produtiva do leite no Brasil, sendo este um dos setores que mais gera empregos e renda no País. Os treinamentos vêm sendo ampliados a campo e a formação profissional está em expansão, fatores que ajudam a profissionalizar o setor ainda mais.

A sigla ESG, assim, não deve assustar os produtores. Conceitualmente, já estamos em linha com ela. Há muito o que avançar, certamente, mas como dissemos, se entendermos como oportunidade essa nova demanda global por governança, sustentabilidade e melhoria social, avançamos rapidamente e nossos negócios se tornarão ainda mais fortes, mais úteis e essenciais para a sociedade.