Ao utilizar o ranking do Relatório ‘Análises avançadas de desmama’, é possível avaliar a Curva ABC das pesagens corporais dos bezerros à desmama em função do tipo de análise escolhido (por pai, mãe, raça, idade, etc.). Neste dica, veja como configurar o percentual das classificações A, B e C e confira um exemplo da tabela do ranking do relatório.
Dicas relacionadas:
Análises avançadas de desmama :: Visualização do relatório
O usuário deve configurar, no filtro do relatório, as proporções de A, B e C para a confecção do ranking. A soma dos itens do ranking deve ser 100. Como medida de auxílio, o relatório já traz um padrão determinado, podendo ser alterado pelo usuário, veja:
Observação: a análise por ranking só será considerada no relatório quando a Caixa de seleção MOSTRAR ANÁLISES POR RANKING estiver marcada.
Exemplo: o exemplo abaixo utilizou o padrão A-80%, B-15% e C-5% para o relatório indexado pelo Pai do animal.
Considerando o total geral de animais desmamados no período (822 animais), faz-se o cálculo do quanto cada pai impacta em relação ao total. No exemplo em questão, os filhos do touro 17744 – Grandioso de Naviraí (327 indivíduos) representam 39,78% do total dos animais desmamados. Ou seja, 327 representa 39,78% de 822. Somando a representatividade de cada touro, o sistema traça o valor acumulado. Respeitando a definição do ranking definida no filtro, aqueles touros que juntos impactam em 80% do total foram classificados como A, 10% como B e 5% como C.
Como observado no exemplo em questão, é comum não existir intervalos exatos. Nestes casos, o valor que ultrapassar o máximo da faixa é classificado como o ranking anterior.
Por isso, na figura, o acumulado 83,45%, apesar de ser maior que 80%, foi classificado como A e o acumulado 95,50%, apesar de ser maior do que 95%, foi classificado como B.