Para a implementação de uma gestão financeira eficiente é imprescindível o controle das contas a pagar e receber. Esse controle auxilia na tomada de decisões e possibilita a efetivação do planejamento financeiro da empresa.

A seguir, veja o passo-a-passo de como emitir os relatórios de “Contas a pagar / Contas a receber”:

A - Relatório “Contas a Pagar”

B – Relatório “Contas a Receber


A - Relatório “Contas a Pagar”

 

Acesse o menu “Gestão” e, em seguida, clique no botão “Despesa”.

menu-gestao.jpgseta.pngdespesas.jpg

 

Na tela que surge, no quadro “Seleção de Dados”, informe o critério desejado (no caso, o critério que será utilizado como exemplo é o período de vencimento). Na linha “Pagamento” informe a opção “Não Pagos” e clique em “Filtrar”.

Se a opção selecionada for a aba “Despesas” o sistema exibirá as notas cadastradas que possuem parcelas que atendam aos critérios de filtragem selecionados. Neste caso, o sistema exibirá a nota com o seu valor integral. Veja o exemplo abaixo:

Tela

 

Para a exibição das parcelas de pagamento, é necessário marcar a aba “Pagamentos” antes de filtrar. Veja a ilustração a seguir: 

 

Tela

Para visualizar o relatório, após Filtrar as parcelas, clique na opção “Imprimir”. Na tela que é exibida selecione uma das opções de Relatório (você pode emitir a listagem de pagamentos Resumida ou Detalhada) e clique em “Confirmar”.

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Listagem de Pagamentos (Resumida):

 

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O relatório será exibido conforme o tipo de impressão e os critérios de ordenação selecionados:


Repare que foram exibidos 4 registros no relatório, exatamente como foi exibido na aba Pagamentos.

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Listagem de Pagamentos (Detalhada):

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O relatório será exibido conforme o tipo de impressão e os critérios de ordenação selecionados:


Repare que foram exibidos 4 registros no relatório, exatamente como foi exibido na aba Pagamentos, porém com a inclusão dos dados bancários do fornecedor.

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B – Relatório “Contas a Receber”


Acesse o menu “Gestão” e, em seguida, clique no botão “Receita”.

menu-gestao.jpgseta.pngreceitas.jpg

 

Na tela que surge, no quadro “Seleção de Dados”, informe o critério desejado (no caso, o critério que será utilizado como exemplo é o período de vencimento). Na linha “Recebimento” informe a opção “Não recebidos” e clique em “Filtrar”. 


Se a opção selecionada for a aba “Receitas” o sistema exibirá as notas cadastradas que possuem parcelas que atendam aos critérios de filtragem selecionados. Neste caso, o sistema exibirá a nota com o seu valor integral. Veja o exemplo abaixo:

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Para a exibição das parcelas de recebimento, é necessário marcar a aba “Recebimentos” antes de filtrar. Veja a ilustração a seguir:

 

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Para visualizar o relatório, após Filtrar as parcelas, clique na opção “Imprimir”. Na tela que é exibida selecione a opção “Listagem de recebimentos” e clique em “Confirmar”.

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O relatório será exibido conforme os critérios de ordenação selecionados:

 

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Para acompanhar as movimentações financeiras consolidadas da empresa, podemos utilizar o relatório “Acompanhamento do Fluxo de Caixa”.

Veja, a seguir, um exemplo de fluxo de caixa mensal no qual foram listadas apenas as contas em aberto:

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Caso tenha alguma dúvida ou queira outras informações, fique à vontade para entrar em contato: suporte@ideagri.com.br.