Há apenas três anos atuando na área rural, Fernando Cardoso Viana e sua esposa Annie Moura Almeida Viana trabalham para transformar a Fazenda Ouro Branco, no município de Abaeté, em uma unidade de referência na região, através de parcerias com a Cooperabaeté, CCPR, Cargill/Nutron, Riber sementes, Vallée, Basso Pancotte e Ideagri. Fernando mantem um canal no Instagram "@viananalida - O diário real de um produtor rural", no qual conta, de forma divertida e descontraída, um pouco do dia a dia no campo. Já são quase 14 mil seguidores! A Fazenda Ouro Branco é parceira e usuária do IDEAGRI e, também, faz parte dos posts de Fernando no Instagram.

Clique e acesse: https://www.instagram.com/viananalida/

Ao lado do zootecnista da Cooperabaeté, Guilherme Megali, o novo produtor conta que, nos primeiros dois anos de envolvimento com a atividade, limitou-se a acompanhar o dia a dia do sogro, José Fernando de Almeida, na Fazenda São Vicente. “A partir dessas observações, de pesquisas e conversas com técnicos, tivemos a ideia de ir além, de criar algo diferente, de modernizar e otimizar a produção de leite, não necessariamente com máquinas e equipamentos, mas com conhecimento e assessoria técnica. Além de retorno financeiro, queremos fazer algo para gerar benefícios à região”.

“A ideia é transformar a tradicional fazenda do leite em um laboratório, uma fazenda experimental, onde vamos executar o que o técnico falar, para produzir o máximo possível com os animais e a estrutura que nós já temos, sem grandes investimentos. Depois, numa segunda etapa, podemos avaliar a necessidade de investir na aquisição de mais animais, elaborar um projeto para aumentar a produção de leite, etc...”, completa o produtor, que é também cooperado fornecedor de leite para a Itambé desde julho.

“O que eu vi de vantagem foi o grande apoio que recebi da CCPR para a concretização desse projeto de ser a melhor fazenda produtora de leite da região. Não a maior. A CCPR entendeu que o objetivo não é quantidade, mas a melhor qualidade possível, e estamos trabalhando juntos, buscando novos parceiros, na construção dessa fazenda modelo, que será aberta a todos os produtores”, completa.

Programas de qualidade & Tecnoagro

Uma das primeiras ações da CCPR foi inserir o associado no Projeto de Controle de Mastite e Melhoria da Qualidade do Leite (Unileite) da Escola de Veterinária da UFMG, desenvolvido em parceria com a Itambé, Vallée e Nutron. “Contamos também com o apoio da Cargill, que é parceira da Cooperativa na parte de nutrição animal, e vamos ter uma assessoria completa de zootecnia através da Cooperabaeté Assist”, celebra o produtor.

Um grande parceiro da Cooperabaeté e do Sindicato Rural na divulgação da Tecnoagro, Fernando acredita que “todos os produtores, principalmente os associados, deveriam trabalhar de alguma forma para o crescimento dessa feira, que está ligada ao futuro da nossa região. O benefício é pra todo mundo. Quanto mais a feira crescer, quanto mais produtores e famílias visitarem, maior o crescimento do agronegócio e o estímulo à sucessão familiar, com mais tecnologia e boas perspectivas”.

No caso dele, que inicia o processo de sucessão familiar ao lado da esposa veterinária, o cenário é bem animador. Quando perguntam ao caçula Pedro, de cinco anos, o que ele vai ser quando crescer, a resposta é rápida: fazendeiro. “Ele gosta de ficar comigo no dia a dia da fazenda, e eu tento dar pra ele essa educação da escola da vida, que foi muito a minha escola. A Tecnoagro é importante também para despertar esse interesse pelo meio rural nas crianças, sejam ou não filhas de produtores”, finaliza.