Conheça e viaje junto no novo projeto do agroinfluencer Fernando Cardoso, nosso querido Viana na Lida. É o ‘Viana na Estrada’. A Ideagri será viajante ouro, nesta jornada da família em um trailer, com um roteiro muito legal, pensada para quebrar paradigmas, desestressar e mostrar que é possível mudar modelos mentais, comuns a muitos produtores. Na viagem, Fernando continuará de olho na lida, através de ferramentas, como o Ideagri, que permite que ele acompanhe a gestão e operação da fazenda com segurança, mesmo estando fisicamente distante do negócio e, o mais importante, desfrute de mais tempo com a família.

Fernando conta um pouco sobre como surgiu a ideia: “Após 15 anos trabalhando intensamente na área comercial e produção de eventos, decidi mudar para o campo com a família e iniciar o processo de sucessão do agronegócio Familiar. Os primeiros 3 anos foram regados de muita alegria de “desintoxicação” mental do stress das atividades anteriores. Mas.... para minha surpresa, eu estaria entrando novamente no círculo vicioso do trabalho. Descobri que o stress não é causado apenas pela atividade que exercemos e sim pelo modelo mental de cada um de nós.”

Ele completa ainda, com alguns pensamentos que rondavam sua cabeça: “Se eu tirar férias ou folga, vai tudo brejo!”, “Ninguém dá conta de fazer do meu jeito!”.

Para atingir o equilíbrio e tronar possível o “afastamento” da atividade, seja por pequenos ou longos períodos, o produtor precisa iniciar o processo de criar padrões de controle e manejo na propriedade. Dessa forma torna-se possível delegar tarefas e acompanhar o andamento das mesmas mesmo à distância. Fernando acredita que é possível mudar, mas pondera que nenhuma conquista vem da noite para o dia.

POR QUE MUITOS NÃO CONSEGUEM DELEGAR E GERENCIAR À DISTÂNCIA?

Em geral, a cultura do agronegócio familiar parte do princípio de investir o mínimo possível na propriedade, acreditando que assim o lucro será maior. “Ao perceber que essa cultura gera uma constante dependência do negócio pela presença integral do produtor rural na propriedade, tomei a decisão de investir apenas em equipamentos, pastagens, medicamentos, implementos, software, entre outros, fabricados e fornecidos por empresas qualificadas e líderes de mercado dentro dos seus respectivos nichos, visando a segurança operacional do negócio sem minha presença. Afinal, não somos máquinas e um dia todos nós poderemos faltar, seja por motivação própria ou por ordem da natureza.”, completa Fernando.

“A Pandemia, que nos obrigou a afastar dos programas sociais, mostrou mais uma vez que a saúde, os laços familiares e de Amizades são os bens mais valiosos que temos em nossas vidas. Com a grande vontade de viajar, decidimos fazer algo inusitado, dentro do nosso estilo de vida”, reflete Fernando.

Fernando conta que desta reflexão, surgiu a ideia da viagem e o pensamento: “É hora de colher os frutos!”. Então, ele criou o projeto ‘Viana na estrada’ e comprou um trailer.

Acompanhe os próximos capítulos da aventura no canal do YouTube do Viana e nas redes sociais da Ideagri e do Viana na Lida .