A planilha está dividida em abas.

Isso é necessário para que os dados possam ser importados de uma forma mais assertiva, mantendo a integridade das informações.

Img

 

Descrições de cada aba: 

  1. Centros de custos: preencha a lista de centros de custos que serão utilizados nas notas e importados para o sistema. Após o preenchimento desta aba, será possível selecionar, nas abas de produtos e serviços (despesas ou receitas), os centros de custos listados;
  2. Fornecedores e clientes: preencha a lista de fornecedores e clientes que serão utilizados nas notas e importados para o sistema. Após o preenchimento desta aba, será possível selecionar, nas abas de notas, os fornecedores e clientes listados;
  3. Produtos e serviços (cadastros): preencha a lista de produtos e serviços que serão utilizados nas notas e importados para o sistema. Após o preenchimento desta aba, será possível selecionar, nas abas de notas, os produtos e serviços listados. No caso dos serviços, os campos ‘Unidade de medida’ e ‘Categoria’ não precisam ser preenchidos;
  4. Notas – Despesas: insira os dados gerais das notas de despesa;
  5. Notas – Receitas: insira os dados gerais das notas de receita;
  6. Produtos – Despesas: insira os produtos presentes nas despesas indicadas na aba ‘Notas - Despesas’. Os campos 'Número do documento', 'Centro de custos', 'Conta gerencial' e 'Produto' apresentarão padrões e opções já informadas em outras abas.
  7. Produtos – Receitas: insira os produtos presentes nas receitas indicadas na aba ‘Notas - Receitas’. Os campos 'Número do documento''Centro de custos''Conta gerencial' e 'Produto' apresentarão padrões e opções já informadas em outras abas.
  8. Parcelas – Despesas: insira as parcelas das despesas indicadas na aba ‘Notas - Despesas’. O campo ‘Número do documento’ apresentará opções já informadas em outras abas.
  9. Parcelas – Receitas: insira as parcelas das receitas indicadas na aba ‘Notas - Receitas’. O campo ‘Número do documento’ apresentará opções já informadas em outras abas.

 

Observações importantes: 

  • Alguns dos campos, como a ‘Categoria’ no caso dos produtos, possuem uma lista pré-definida de opções. Nestes casos, basta clicar na seta do campo e selecionar a opção desejada.
  • Na planilha, inserimos apenas os campos mais importantes. Caso seja de seu interesse, você pode acrescentar outras informações referentes ao lançamento de notas ou aos cadastros. As informações adicionais disponíveis podem ser conferidas no próprio IDEAGRI, através dos menus GESTÃO e CADASTROS.
  • As opções presentes nos campos de ‘Número de documento’ nas abas de produtos e parcelas são uma concatenação do número de documento e do fornecedor/cliente da nota. Isso é necessário pois podem existir notas com o mesmo número de documento, mas com fornecedores/clientes diferentes.
  • Nos campos que possuem a seta para exibição das opções, caso elas não estejam aparecendo mesmo com o preenchimento prévio já realizado, basta clicar na seta para cima na caixa de seleção do campo e as opções aparecerão.
  • No caso dos rateios nas abas dos produtos, caso necessário, você pode incluir outras colunas (mantendo o mesmo padrão) para que seja possível ratear o custo entre mais de 3 centros de custos.
  • Os cadastros de centros de custos serão importados de forma simplificada. Após a importação, o usuário poderá editá-los, inserindo informações de rateio, por exemplo.

 

Sem a segmentação descrita acima seria necessário, por exemplo, preencher quatro linhas para uma nota que possuísse quatro parcelas, onde algumas informações seriam iguais em todas as linhas. Esse número de linhas aumentaria ainda mais se existisse mais de um produto ou centro de custos associados à nota, o que prejudicaria a agilidade no preenchimento das informações.