A coleta das informações detalhadas sobre receitas e despesas pode ser um desafio para a apuração dos custos, especialmente em propriedades de menor porte ou naquelas em que a cultura e os processos gerenciais ainda estão sendo implantados. O levantamento e o tratamento dos documentos podem representar um esforço muito grande e um obstáculo para o amadurecimento da gestão do negócio. Nesta dica, conheça um mapa que poderá facilitar a anotação dos valores por categoria, viabilizando o lançamento resumido de despesas e receitas no Sistema de Gestão IDEAGRI.
COLETA DE DADOS: começo simples pode levar ao rápido amadurecimento do processo
Ter em mãos o somatório das entradas e saídas, por data da movimentação, é o primeiro passo para o controle do fluxo de caixa, que garante a saúde financeira da empresa. Todavia, para a acertada tomada de decisão, é fundamental diferenciar os tipos de gastos ou receitas, pois é muito importante ter conhecimento sobre os valores gastos em diferentes itens, como, por exemplo, nas operações produtivas, na manutenção de equipamentos, na manutenção de equipamentos etc. Porém, na rotina da propriedade, é comum que essa classificação das notas e recibos ocorra de forma lenta e, em diversos casos, muito depois do momento real da movimentação dos valores.
DICA: Por isso, em várias situações, é mais vantajoso acompanhar o valor total por categoria (de despesas ou receitas) para que seja possível, pelo menos, coletar dados que servirão de histórico para consulta e análise na hora da tomada de decisões e da apuração dos custos.
No Sistema IDEAGRI, o cliente pode lançar todas as notas e recibos com uma grande riqueza de detalhes. Sendo possível lançar uma nota por fornecedor e listar todos os itens da mesma, considerando os mais variados produtos e serviços, que poderão ser, inclusive, colocados em estoque e aplicados na produção apenas quando necessário. Esta é a gestão econômico-financeira COMPLETA. Mas começar com uma gestão COMPLETA é um desafio enorme para muitas propriedades, em função da equipe reduzida ou do acúmulo de tarefas.
DICA:É possível começar com uma gestão RESUMIDA que poderá se transformar em COMPLETA? Sim! O caminho é começar a coletar os dados e classificá-los por categorias que propiciarão o levantamento dos custos de produção, mostrando, de forma macro, onde há gargalos no fluxo e gastos excessivos.
Temos uma dica que apresenta uma forma de fazer essa gestão RESUMIDA, fortemente indicada para quem está iniciando a implantação da estão. Confira:
DICA: Instruções básicas para a utilização do módulo da gestão econômico-financeira do IDEAGRI
MAPA DE COLETA DE DADOS: conheça o relatório e baixe o arquivo
Uma das ferramentas mais importantes para a implantação do controle resumido é a coleta simplificada de dados. Conheça uma sugestão de mapa para a coleta de valores e baixe o arquivo em PDF (pronto para emissão) ou em DOC (que pode ser editado).
DICA:Preenchimento do Mapa:
1) Na primeiras colunas, são inseridas a data da movimentação (de entrada ou saída) e o valor total da movimentação.
2) Para categorizar o valor, basta marcar com um 'X' a coluna referente à classificação da receita ou despesa.
3) Se não for possível classificar a movimentação de acordo com as categorias propostas, a Coluna 'Outras' deverá ser marcada e uma curta descrição inserida na última coluna. Havendo a ocorrência regular de alguma classificação não prevista, ela poderá ser inserida no mapa a partir do modelo DOC.